Faculdade de Medicina - Universidade Federal da Bahia

Boletim Informativo -  Ano 1 - No.4


Notícias

Homenagem ao Prof. Hosannah de Oliveira
O Prof. Hosannah de Oliveira foi homenageado, no dia 23.09, por ocasião da passagem do seu centenário de nascimento com a realização de sessão solene no Salão Nobre da Reitoria da UFBA.
Leia mais...

Nova Visão da Assessoria para Assuntos Internacionais
A Assessoria para Assuntos Internacionais (AAI) da UFBA tem como função primordial o fomento do intercâmbio acadêmico internacional A atual gestão escolheu o Prof. Emílio Silva para assumi-la. Leia mais...

VI Congresso Mundial de Bio-ética e a participação da FAMED
Estará ocorrendo, em Brasília, no período de 30 de outubro a 03 de novembro, o VI Congresso Mundial de Bio-ética cujo tema oficial será "Bio-ética, Poder e Injustiça".Leia mais...

Congresso da ABEM
Famed Participa do Xl Congresso Anual da Associação Brasileira de Educação Médica-ABEM.
Leia mais...

CRIE - Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais
O CRIE funciona  como uma sala de vacinas de rotina onde qualquer adulto ou criança pode receber orientação sobre a correta e recomendável utilização das mencionadas vacinas. Leia mais...

Cursos de pós-graduação
A Universidade Federal da Bahia informa que estarão abertas as inscrições visando a seleção e o ingresso para 2003 nos cursos de Pós-Graduação “stricto sensu” – Nível Mestrado Acadêmico (M) / Mestrado Profissional (MP) / Doutorado (D) nas diversas áreas da instituição. Leia mais...

Faculdade do Terreiro
Reunião com a presença do Reitor da UFBA, Naomar Almeida Filho, discute retomada das obras de recuperação do prédio da Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus. Leia mais...

Fornecimento de penicilina
Aprovado pela Secretaria Municipal de Saúde de Salvador o fornecimento gratuito de penicilina V oral para  crianças falcêmicas.
Leia mais...

PROMED
A Secretaria de Políticas de Saúde, Ministério da Educação e a Organização Pan-Americana de Saúde/ Organização Mundial de Saúde lançaram o edital do Programa de Incentivo a Mudanças Curriculares nos Cursos de Medicina. Leia mais...

Notas Históricas
Notícias da Faculdade de Medicina da Bahia
Ano:1839
Por
Antonio Carlos Nogueira Britto.
Leia mais...
Rápidas

Em reunião realizada no dia 26-08-02, o Plenário do Departamento de Neuropsiquiatria elegeu os Professores Domingos Macedo Coutinho e Antônio Reinaldo Rabelo, respectivamente, chefe e vice-chefe  daquele Departamento para o período de agosto de 2002 a agosto de 2004. Na mesma oportunidade foi eleita a Profa. Miriam Elza Gorender como sua representante junto ao Colegiado de Cursos da Faculdade.

Reunido no dia 18 de setembro de 2002, o Conselho Universitário da UFBA aprovou, por unanimidade, moção de apoio aos servidores técnico-administrativos das Universidades Públicas Federais Brasileiras através de manifestação de solidariedade à sua luta pela implantação do projeto do Cargo Único que visa o estabelecimento de um plano de carreira para a categoria. Neste sentido, o CONSUNI deliberou por solicitar ao Ministério da Educação o imediato encaminhamento, ao Congresso Nacional, dos projetos relacionados com o aludido plano, assim atendendo a acordo firmado entre a FASUBRA  e aquele Ministério.

O Prêmio Manoel Vitorino é historicamente conferido pela Faculdade ao aluno que, ao longo dos seis anos do curso de medicina, apresenta o maior coeficiente de rendimento, alcançando a melhor pontuação ao seu final. Dando continuidade  à iniciativa que vem sendo adotada a cada graduação da Escola, o acadêmico Artur Orlando D’Almeida Ramos Filho foi destacado com a referida homenagem dentre os concluintes da turma 2002.1 tendo obtido a média final 9,13 (nove e treze).

A formanda Alessandra Peltier de Queiroz Urbano de Souza foi premiada com a Medalha Alfredo Thomé de Britto, homenagem que se presta ao aluno que, ao longo dos seis anos do curso médico, alcançou a maior expressão quantitativa e qualitativa de publicação de trabalhos científicos e participação acadêmica em eventos. Para a escolha da estudante laureada na turma de 2002.1 foi composta uma Comissão através dos professores Fernando Martins Carvalho, Hugo da Costa Ribeiro Júnior e Reinaldo Pessoa Martinelli que, no parecer final, ressaltou  a sua participação em mais de uma dezena de eventos  nacionais e internacionais, a publicação de 16 resumos de trabalhos científicos, co-autoria de 8 artigos em periódicos especializados e a aceitação de 5 outros para publicação, co-autoria de dois capítulos de livros e dois vídeos científicos apresentados em congresso internacional. A produção de Alessandra se concentra na área de Oftalmologia.

Em reunião realizada no dia 17-09-02 a Congregação da Faculdade de Medicina aprovou, por unanimidade, proposta de concessão do título de “Professor Emérito” da UFBA ao Prof. Heonir Rocha, oriunda do Departamento de Medicina, a ser oportunamente apreciada, no curso da sua tramitação regimental, pelo Conselho Universitário.

 

Agenda

Congresso de Oncologia

Criada depois do primeiro congresso (Paris/2000), a Sociedade Franco-Brasileira de Oncologia realiza, de 30 de outubro a 1º de novembro deste ano, a segunda edição do evento. Pesquisadores dos dois países estarão reunidos no Hotel Sofitel do Rio de Janeiro em torno do tema “Novas tendências no Tratamento do Câncer em Oncologia e em Radioterapia”.  Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (0XX11) 31410707, fax (0XX11) 32846629 ou pelo e-mail planetevents@planetevents.com.br.

Congressos organizados por professores da FAMED
III Congresso de Gastroenterologia, Hepatologia e Endoscopia Digestiva da Bahia. 09 a 12 de outubro de 2002. www.eventussystem.com.br/eventos2002/gastro/index.html
XXVII Meeting of the Brazilian Society of Immunology and V International Symposium on Alergy and Clinical Immunology. 20 a 23 de outubro de 2002. www.eventussystem.com.br/eventos2002/alergia/index.html
XII Congresso Brasileiro de Infectologia Pediátrica. 07 a 10 de novembro de 2002. http://www.eventussystem.com.br/
Mande notícias para o e-famed
Através do endereço efamed@ufba.br você pode enviar notícias, divulgar eventos ou solicitar o recebimento do boletim.
Expediente

e-famed
Formato e edição:
Márcio Alírio Silveira e Márcia Magalhães Guimarães
Redação:
Alfredo Macedo Costa

Faculdade de Medicina
Av. Reitor Miguel Calmom, s/n Vale do Canela,  Salvador - Bahia, CEP 40110100. Tel/fax.: 2458562.

 

 

 

 

Notícias

Homenagem ao Prof. Hosannah de Oliveira

O Prof. Hosannah de Oliveira foi homenageado, no dia 23-09, por ocasião da passagem do seu centenário de nascimento com a realização de sessão solene no Salão Nobre da Reitoria da UFBA  que contou, dentre outras autoridades, com a presença do diretor da FAMED, Prof. Manoel Barral Netto (também representando o Magnífico Reitor) e teve como orador oficial o Prof. Nelson Barros, seguindo-se o lançamento de livro que registra e documenta  fatos expressivos e relacionados com a prática e docência da Pediatria exercida por um dos mais importantes profissionais da medicina nacional.

Figura de exponencial destaque na sua área de atuação, “Doutor Hosannah, o Pediatra”, como o tratava o Prof. Anísio Teixeira, foi lembrado pelo Dr. Nelson Barros, que o sucedeu na cátedra da especialidade na FAMED, como “o Mahatma baiano, pois era digno, probo e honrado, em resumo, um grande homem”.

Mestre Hosannah nasceu na cidade de Belmonte, na Bahia, em 22 de setembro de 1902. Tendo alcançado sucessivas aprovações com distinções desde o curso primário até os concursos profissionais posteriores a que se submeteria, graduou-se em medicina no ano de 1927, tendo sido considerado, juntamente com o colega José Silveira, o melhor aluno da turma. Além do seu orador foi também condecorado com o Prêmio Alfredo Britto.

Da sua carreira docente deve ser destacada a sua atuação como professor assistente, livre docente e catedrático em Pediatria, cargo este que exerceu até a sua aposentadoria compulsória em 1972, vindo a ser posteriormente agraciado com o título de “Professor Emérito” da UFBA.

Da atuação administrativa e cultural deve-se salientar a sua participação no processo de criação da Associação Médica Brasileira e da Associação Baiana de Medicina, da qual foi presidente, tendo também colaborado na fundação do Conselho Regional de Medicina (CREMEB), presidido a regional da Cruz Vermelha Internacional e administrado, como provedor, a Santa Casa da Misericórdia. Exerceu, ainda, o cargo de Superintendente do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES), foi diretor da Faculdade de Medicina da UFBA e curador da Universidade, além de membro da Academia de Medicina da Bahia e Comendador da Ordem do Mérito da Bahia.

Homenagens outras já têm sido prestadas ao ilustre médico e educador ao longo do tempo como a colocação do seu nome em Unidades de Saúde, a exemplo do ambulatório do então IAPSEB, localizado no Jardim Baiano, de um Centro de Emergência em Cajazeiras e do Hospital Pediátrico da UFBA, vizinho ao HUPES, cuja proposta, então encaminhada pelo Prof. Nelson Barros, teve unânime acolhida pela Congregação da Faculdade.

O Prof. Hosannah de Oliveira faleceu em abril de 1997.

Às homenagens que ora lhe prestam as diversas entidades acadêmicas, científicas e culturais se junta a Faculdade de Medicina da UFBA que, no eminente médico e professor, identifica e reconhece os mais elevados atributos de competência, humanismo e dignidade pessoal e profissional.

voltar

 

Nova Visão da Assessoria para Assuntos Internacionais

A Assessoria para Assuntos Internacionais (AAI) da UFBA já existe há seis anos na estrutura organizacional da instituição e tem como função primordial o fomento do intercâmbio acadêmico internacional, particularmente entre os seus docentes e estudantes. A atual gestão escolheu o Prof. Emílio Silva para assumi-la. Na verdade, uma excelente opção.

O Dr. Emílio é médico formado pela FAMED em 1976, fez sua Residência Médica na Universita degli Studi di Milano, tem Doutorado em Fisiologia pela USP em Ribeirão Preto e Pós-Doutorado na Iowa University. Atualmente é Professor Titular daquela disciplina. Como cientista, apresenta   extensa e importante contribuição na especialidade publicada nas melhores revistas do ramo. Como aspecto  importante da trajetória acadêmica do Prof. Emílio  destaca-se a sua atuação  na formação de estudantes de pós-graduação e o envolvimento de alunos  de graduação da FAMED na produção científica do grupo.

Sobre a AAI, o Assessor afirma que as suas ações têm caráter reativo, quando solicitada pela comunidade interna e externa a orientar indivíduos que procuram intercâmbio internacional. Por outro lado, existe uma ampla gama de ações propositivas que a Assessoria pode desenvolver para estimular um programa articulado de cooperação internacional a ser proposto pela UFBA de forma a possibilitar uma expressiva  interação dos seus setores de excelência acadêmica com os parceiros internacionais. Além disso, a AAI deve procurar viabilizar uma maior qualificação de alguns dos seus setores acadêmicos, através de ações e contatos catalisadores resultantes do mencionado intercâmbio.

A este respeito a gestão da Assessoria no atual reitorado distingue claramente dois tipos principais de interação: aqueles em que a UFBA é nitidamente beneficiada pelos seus parceiros mais desenvolvidos e aqueles em que ela pode desempenhar um papel claramente beneficiador, ao gerar parceria com instâncias acadêmicas ou governamentais de países em desenvolvimento, principalmente da América Latina e da África.

Atualmente,  a AAI empreende um esforço de mapeamento dos grupos que, na instituição, já operam projetos de cooperação internacional bem como de outros tantos com real possibilidade de implementá-los, mediante dupla alternativa de beneficiamento próprio ou de atuação como beneficiadores. Este trabalho dará origem à base de dados que alimentará o “link” da AAI na “home page” da UFBA cuja importância se traduz na expectativa de que venha ele a representar   a principal interface interativa entre a Universidade  e a comunidade acadêmica internacional.

A AAI está aberta a sugestões e contribuições que ampliem e refinem sua concepção sobre as possibilidades de cooperação internacional da UFBA capazes de melhorar a  sua capacidade operacional.

voltar

 

VI Congresso Mundial de Bio-ética e a participação da FAMED

Segundo o presidente do congresso, Dr. Volnei Garrafa, neste início de século XXI, o mundo vem passando por um paradoxo sem precedentes na história da humanidade. O extraordinário desenvolvimento científico e tecnológico das últimas décadas tem se mostrado crescentemente excludente. Ao mesmo tempo em que a expectativa média de vida nos países ricos já alcança os 80 anos, em muitas nações pobres mal chega aos 40. Além do alto custo das novas tecnologias, interesses mercadológicos substituiram as necessidades vitais na definição das prioridades no campo da pesquisa científica. AIDS e malária matam aproximadamente o mesmo número de pessoas por ano, mas os investimentos na primeira são 50 vezes maiores do que na segunda. Os problemas da pobreza não comovem o mundo financeiro.

Afirma ainda o Dr. Volnei que, dentro deste contexto, a BIOÉTICA não pode prestar-se a ser apenas (mais um...) instrumento neutral que busca somente a discussão e interpretação da realidade. Necessita, dentro de um novo marco referencial e de um novo tempo, tornar-se concretamente prática, aplicada, buscando mecanismos mais fortes de posicionamento e, se possível, de intervenção na realidade.

Diante da importância do tema, torna-se inevitável uma participação maciça de todas as áreas através  do debate e busca de soluções para  problemas de significativa complexidade que afligem a sociedade atual.

A FAMED estará representada nesse congresso pela Academética - Associação de Acadêmicos para o Estudo da Ética Médica e Bioética. Um grupo de 15 alunos, sob orientação do Professor da disciplina Ética Médica, Antônio Nery Filho e da Conselheira do CRM, Nedy Branco Cerqueira Neves, apresentarão quatro trabalhos que abordam a experiência da criação daquela  Associação e os resultados da pesquisa realizada com estudantes e professores da

Faculdade de Medicina. Estes trabalhos visam avaliar o conhecimento da comunidade acadêmica sobre o Código de Ética Médica e aferir o grau e fontes de atualização sobre o tema nos últimos cinco anos.

O evento promete uma intensa programação científica englobando as mais diversas áreas de atuação da Bioética. Mais de 400 trabalhos foram aprovados dentre mais de 600 inscritos. Além disso, ocorrerão simultaneamente sete eventos satélites. Maiores informações podem ser obtidas através do site do congresso:www.bioethicscongress.org.br

Rodrigo Athanazio
(Academética)

voltar

 

Congresso da ABEM

O XL Congresso Brasileiro de Educação Médica e o XII Forum Nacional de Avaliação das Escolas Médicas aconteceram no período de 10 a 13  de setembro de 2002 em Fortaleza-Ceará. A Faculdade de Medicina se fez representar pelo seu diretor, Prof. Manoel Barral Netto e pela Profa. Lorene Pinto (Departamento de Medicina Preventiva) além dos discentes Linsmar Dantas e Adriano Cirino. A Profa. Lícia Moreira, Profa. Titular do Dep. de Pediatria, também presente no evento, representou a Sociedade Brasileira de Pediatria na qualidade de Diretora de Ensino e Pesquisa daquela Sociedade.

A programação teve a sua atuação centrada  nas questões mais recentes sobre as mudanças na formação médica, apresentadas e discutidas nos vários espaços organizados em conferências, painéis, mesas redondas e sessões temáticas .

O  projeto de Internato em Medicina Social da FAMED foi selecionado para discussão na sessão temática sobre Internato contando com ampla participação docente e discente de várias escolas do país.

Representantes das várias escolas presentes fizeram relatos e apontaram caminhos para a implementação das novas diretrizes curriculares percebendo-se  um movimento importante em busca de

um ensino médico com qualidade e capaz de desenvolver competências, atitudes e habilidades, dignas da  prática médica como prática social  na sua verdadeira essência.

A despeito da importante atuação da FAMED no evento, poderia a sua contribuição ser ainda ampliada caso se encontrasse em estágio mais avançado de discussão sobre as diretrizes curriculares sobretudo levando-se em conta a costumeira atenção e o habitual respeito devotados à mais antiga escola médica do país; do que se infere pela importância da sua divulgação bem como da promoção de discussões ampliadas sobre as mudanças acadêmicas necessárias como forma de se assegurar o merecimento do alto prestígio de que desfruta a Faculdade perante as demais instituições de ensino médico.

voltar

 

CRIE - Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais

O  CRIE (Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais) é o local em que são encontrados imunobiológicos (vacinas e imunoglobulinas) indicados em situações clínicas especiais definidas pelo Ministério da Saúde e funciona  como uma sala de vacinas de rotina onde qualquer adulto ou criança pode receber orientação sobre a correta e recomendável utilização das mencionadas vacinas.

Dentre as situações clínicas especiais destacam-se:

-diabetes mellitus;
-insuficiência renal;
-hepatopatias crônicas;
-anemia falciforme e outras hemoglobinopatias;
-portadores de HIV/AIDS;
-transplantados de medula e outros órgãos;
-uso crônico de corticóide;
-doenças pulmonares e cardiovasculares crônicas;
-neoplasias;
-hipersensibilidade (alergia) e/ou eventos adversos aos imunobiológicos utilizados na rotina;
-profilaxia pré e pós-exposição a agentes infecciosos em situações de risco como acidentes perfuro-cortantes em não vacinados pela hepatite B;
-outras.

No momento o CRIE vem ajudando o Serviço de Saúde Ocupacional a atualizar o calendário vacinal de todos os funcionários da área de Saúde. O Centro também oferece orientação vacinal às pessoas que pretendem viajar em deslocamentos dentro do território nacional e para o exterior.

O período  de funcionamento do CRIE é de Segunda-feira a Sexta-feira, das 8:00hs às 12:00hs.

Vale informar que o novo Centro foi  inaugurado no dia 13-08 e está funcionando no Centro Pediátrico Professor Hosannah de Oliveira (CPPHO) da UFBA. Trata-se de iniciativa conjunta da Universidade através da FAMED/HUPES e da Secretaria de Saúde do Estado (SESAB). Na oportunidade foram também inauguradas novas instalações do referido Centro Pediátrico localizado na Rua Padre Feijó, ao lado do HUPES, no campus do Canela.

voltar

 

Cursos de pós-graduação

A Universidade Federal da Bahia, através da sua Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, publicou Edital em que informa, para conhecimento dos interessados, que estarão abertas as inscrições visando a seleção e o ingresso para 2003 nos cursos de Pós-Graduação “stricto sensu” – Nível Mestrado Acadêmico (M) / Mestrado Profissional (MP) / Doutorado (D) nas diversas áreas da instituição.

Em relação à  Faculdade de Medicina  foram disponibilizadas vagas para os cursos: 1- Medicina e Saúde - M/D, sendo 22 vagas para o Mestrado e 11 para o Doutorado, com prazo de inscrição entre os dias 28-10-02 e 22-11-02;  2- Patologia Humana  – M/D, sendo 15 vagas para o Mestrado e 10 para o Doutorado, com prazo de inscrição entre os dias 04-11-02 e 22-11-02.

As inscrições deverão ser efetuadas nas Secretarias dos respectivos cursos, localizadas nas Unidades, nos Campi Universitários e os interessados poderão obter informações adicionais no endereço eletrônico http://www.prppg.ufba.br. 

voltar

 

Faculdade do Terreiro

As obras de recuperação do prédio da Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus sofreram um acentuado declínio no seu ritmo em virtude da falta de recursos para o seu estável prosseguimento. Muito tem se discutido recentemente a respeito da  destinação a ser dada à primeira escola de nível superior do país cujo aproveitamento futuro carece de uma definição precisa dada a polemização de uma  situação que, além de envolver diversificadas  manifestações deverá satisfazer a condição básica da sustentabilidade para o seu funcionamento.

Para apreciar  e discutir as questões prementes acerca daquele espaço, particularmente relacionadas com o provimento da verba necessária à retomada e conclusão dos trabalhos e com a sua utilização posterior, foi realizada uma reunião na Sala da Congregação da referida Faculdade no dia 30-08-02, contando com as presenças do Reitor da UFBA, Prof. Naomar Almeida Filho, do Diretor da FAMED, Prof. Manoel Barral Netto, do Presidente do CNPq, Dr. Esper Carvalheiro, da Presidente da Comissão de Acompanhamento das Obras, Profa. Maria Theresa Pacheco, estes integrantes da mesa diretora dos trabalhos, além de um representante do grupo Odebrecht, Dr. Sérgio Foguel, do coordenador da Escola Oficina de Salvador, Dr. Luiz Carlos Dourado, da diretora da Faculdade de Arquitetura, Profa. Ana Fernandes e várias outras personalidades que, de alguma forma, se vinculam  aos trabalhos em desenvolvimento naquela área.

O encontro possibilitou uma avaliação preliminar dos problemas existentes e da sua divulgação por entre os diversos segmentos envolvidos e passíveis de colaboração com a Faculdade, concluindo-se pela necessidade da execução de um trabalho que, conservando as características  históricas do conjunto, viabilize o seu ajustamento à realidade atual e mesmo futura, com ênfase para a imprescindível condição de adoção de um projeto que  se revele auto-sustentável para a etapa posterior à conclusão da obra.

voltar

 

 

Fornecimento de penicilina

      A Secretaria Municipal de Saúde de Salvador aprovou solicitação do Departamento de Pediatria da Faculdade referente ao fornecimento gratuito de penicilina V oral para  crianças falcêmicas com o compromisso da disponibilidade do referido fármaco na rede de assistência básica de medicamentos para o mês de janeiro do próximo ano. Resulta aquela  decisão de proposição realizada e discutida durante a Sessão Clínica do Departamento de Pediatria – Internato ocorrida no dia 12 de abril do corrente ano quando estudantes do décimo-primeiro semestre do curso da FAMED apresentaram, sob a orientação da Profa. Cristiana Nascimento de Carvalho, a indicação da penicilina V oral para a realização de profilaxia para doença pneumocócica invasiva  de acordo com evidências científicas então discutidas. Iniciou-se, a partir daquele evento, um incessante trabalho sob a liderança da Dra. Isa Lyra e apoio da Profa. Cristiana Carvalho na tentativa de se obter o fornecimento do medicamento por parte da Prefeitura Municipal como forma de se viabilizar a concretização de importante serviço cientificamente comprovado. Traduzindo a concepção ideal do docente universitário, considera a Profa. Cristiana  que aquela conquista bem simboliza a pertinência da integração da Universidade com a comunidade em que se insere para a qual deve direcionar e veicular progressos científicos que venham a resultar  em aplicação e aperfeiçoamento da assistência à saúde.

voltar

 

PROMED

A Secretaria de Políticas de Saúde - Ministério da Saúde, a Secretaria de Educação Superior – Ministério da Educação e a Organização Pan-Americana de Saúde/ Organização Mundial de Saúde lançaram o edital do Programa de Incentivo a Mudanças Curriculares nos Cursos de Medicina (PROMED).

Para elaboração da proposta da FAMED o Comitê Executivo de Reforma Curricular da Faculdade (formado pelos docentes Aristides Queiroz, Sumaia André, André Peixinho, José Tavares Neto e Natalino Dantas; e pelos acadêmicos Rosse Osorio, Linsmar Dantas, Adriano Cirino, Humberto Herrera e Gion Alessio Brun) está trabalhando intensamente junto aos Departamentos visando a sua breve finalização.

Os interessados em participar deste esforço podem procurar o Prof. Aristides Queiroz, coordenador do Colegiado de Curso de Graduação em Medicina.

voltar