Faculdade de Medicina - Universidade Federal da Bahia

Boletim Informativo -  Ano 1 - No.5


Notícias

Homenagem ao Prof. Heonir Rocha.
No dia 13 setembro de 2002, o Departamento de Medicina realizou Sessão Especial de homenagem ao Professor Heonir Rocha, em reconhecimento e agradecimento aos mais de 40 anos de trabalho dedicados à docência, à pesquisa e à clínica médica.
Leia mais...

Posse na ABM.
O Dr. José Carlos Brito assumiu a presidência da Associação Baiana de Medicina (ABM) em solenidade realizada no dia 04-10-02 no Salão Jorge Amado do Hotel Pestana.
Leia mais...

Clínica da Dor na Faculdade de Medicina
A dor é uma sensação subjetiva relacionada a um dano tissular real ou potencial e envolve complexos mecanismos fisiopatológicos. A abordagem do sintoma requer treinamento específico na área de Anestesiologia ou Neurologia como já estabelecido pelo Conselho Federal de Medicina.
Leia mais...

Congregação da FAMED discute reforma curricular.
Na última reunião da Congregação da Faculdade do dia 01-10-02 a reforma curricular do curso de medicina teve a sua discussão iniciada e já foram delineadas as primeiras diretrizes de atuação para aquele projeto que se encontra sob liderança e relatoria do Coordenador do Colegiado, Prof. Aristides Cheto de Queiroz.
Leia mais...

Dia do Médico
Mantendo uma tradição que se consolida e progride a cada ano, a Faculdade de Medicina e as entidades médicas do Estado promoveram diversas festividades pela passagem do dia do médico que ocorre a 18 de outubro.
Leia mais...

Fundação FAMED
O Governo do Estado da Bahia já aprovou e liberou verba para instalação da sede da Fundação Faculdade de Medicina (FFAMED) em duas salas do prédio do Terreiro de Jesus que serão reformadas e preparadas para abrigar aquela entidade.
Leia mais...

IX Concurso Literário Nacional ABM
A Faculdade de Medicina se fez presente ao IX Concurso Literário Nacional ABM através da participação e premiação de professores que, em três diferentes áreas de publicação, obtiveram destaque e receberam homenagens de reconhecimento pela qualidade dos documentos apresentados.
Leia mais...

FAPESB apoia "salvamento" de livros da FAMED
A biblioteca da Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus se encontra em estado lastimável de conservação com significativa parcela dos seus raros e preciosos livros totalmente comprometida.
Leia mais...

Projetos da FAMED aprovados pela FAPESB
A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) publicou o resultado do Edital de Implementação de Infra-estrutura Institucional de Pesquisa com a liberação de recursos de 4.401.823,00.
Leia mais...
Congregação apoia atividades extra-classe
Em reunião do dia 01-10-02 a Congregação da Faculdade de Medicina discutiu a reforma curricular do curso de medicina com base em proposta oriunda do Colegiado do Curso cujos desdobramentos deverão ocorrer através da sua avaliação por entre os diversos setores da FAMED.
Leia mais...

Curso de Pós-Graduação em Medicina e Saúde
O CPgMS/UFBA é o mais antigo e tradicional Curso de Pós-graduação em Medicina do Norte-Nordeste do País e o mais bem conceituado perante a CAPES (Conceito 5), órgão responsável por este tipo de avaliação.

Leia mais...

 
Rápidas

Foi realizada, no dia 22-10-02, a licitação para exploração dos serviços da cantina da Faculdade que teve com vencedor o candidato Carlos Augusto da Conceição. A Comissão foi constituída pelo Prof. Eduardo Reis e pelos servidores Alfredo Macêdo Costa e Edilene Assis e instituída através de Portaria da direção da FAMED. As providências administrativas finais envolvem a elaboração do contrato a ser firmado entre a Universidade e o novo arrendatário para o reinício do funcionamento daquele espaço da Unidade.

 

O Dr. Raimundo Pinheiro lançará, no final do mês de novembro, o livro de sua autoria intitulado "Escolha e abandono de médicos – o poder do cliente".

 

Indicado pela comunidade acadêmica através da SBPC , o Prof. Jailson Bittencourt de Andrade (Química da UFBA) foi designado, através de Portaria datada de 23-10-02, pelo Ministro da Ciência e Tecnologia (interino), Dr. Carlos Américo Pacheco, para compor o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq – com mandato de dois anos. Representando a comunidade científica nacional, o Prof. Jailson substitui o Prof. Fernando Galembeck devendo a sua posse ocorrer no dia 04 de novembro.

 

 

Agenda

Mande notícias para o e-famed

Através do endereço efamed@ufba.br você pode enviar notícias, divulgar eventos ou solicitar o recebimento do boletim.
Expediente

e-famed
Formato e edição:
Márcio Alírio Silveira e Márcia Magalhães Guimarães
Redação:
Alfredo Macedo Costa

Faculdade de Medicina
Av. Reitor Miguel Calmom, s/n Vale do Canela,  Salvador - Bahia, CEP 40110100. Tel/fax.: 2458562.

 

 

Notícias

Homenagem ao Prof. Heonir Rocha

No dia 13 setembro de 2002, o Departamento de Medicina realizou Sessão Especial de homenagem ao Professor Heonir Rocha, em reconhecimento e agradecimento aos mais de 40 anos de trabalho dedicados à docência, à pesquisa e à clínica médica.

O professor Heonir iniciou suas atividades na Faculdade de Medicina como assistente de ensino da Clínica Propedêutica e em 1962 se tornou um dos mais jovens professores titulares da Universidade Federal da Bahia. Da sua carreira administrativa devem ser destacados os cargos que exerceu como Chefe do Departamento de Medicina, Diretor da Faculdade de Medicina, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e Reitor da Universidade Federal da Bahia.

Com mais de 200 trabalhos publicados o professor Heonir se destacou pelas suas contribuições ao estudo das pielonefrites, febre tifóide salmonelose septcemica prolongada e envolvimento renal nas doenças parasitárias. Foram muitos os discípulos que tiveram o privilégio de receber os ensinamentos do competente e dedicado mestre. Depoimentos de expressiva quantidade de ex-alunos, colegas e colaboradores foram agrupados e compuseram um opúsculo que foi distribuído durante a homenagem.

voltar

 

Posse na Associação Bahiana de Medicina

O Dr. José Carlos Brito assumiu a presidência da Associação Baiana de Medicina (ABM) em solenidade realizada no dia 04-10-02 no Salão Jorge Amado do Hotel Pestana.

O Dr. Roque Andrade, que transmitia o cargo, teve uma profícua gestão e demonstrou sempre um grande interesse nos pleitos da FAMED, os quais sempre apoiou.

Na oportunidade da posse foram homenageados todos os seus ex-presidentes  a representar iniciativa relacionada com a passagem dos 60 anos daquela entidade que viera a ocorrer  no dia 11-10.

Ratificando os planos de campanha pela defesa profissional, o Dr. Brito assegurou a busca incessante do apoio das demais instituições médicas com o propósito de concitar e reunir os seus diversos segmentos em benefício de toda a categoria. “As vitórias conseguidas na última década não foram muitas, mas as que conseguimos vieram da união de todos. Por isso vamos insistir mais uma vez nessa parceria”, esclareceu.

Referiu ainda o novo presidente que, dentre outras metas, pretende dar atenção especial à polêmica questão vinculada aos  planos de saúde, com os quais objetiva manter um diálogo franco e aberto. “Vamos exigir um tratamento respeitoso dos dois lados no sentido de que seja valorizada a consulta médica. O primeiro diagnóstico é o que tem maior importância na vida do paciente. Somente poderemos garantir esse benefício à população valorizando a ação do profissional que executa a consulta”, ressaltou  o Dr. Brito.

 

voltar

 

Clínica de Dor da Universidade Federal da Bahia

A dor é uma sensação subjetiva relacionada a um dano tissular real ou potencial e envolve complexos mecanismos fisiopatológicos. A abordagem do sintoma requer treinamento específico na área de Anestesiologia ou Neurologia como já estabelecido pelo Conselho Federal de Medicina. A sua persistência de forma crônica (há mais de três meses) inicia um processo de comprometimento psicosocial que desestrutura o indivíduo e sua família. Por conta disso, o trabalho em equipe interdisciplinar se torna fundamental. O planejamento, a implementação e a avaliação de programas de atenção à dor, com intervenção multidisciplinar, requerem ações bastante diversificadas.

Dentro desse contexto e sob tais concepções constituiu-se, ao longo dos últimos cinco anos, a Clínica de Dor da Universidade Federal da Bahia, no intuito de melhorar a qualidade de vida dos pacientes ali assistidos por meio de uma atenção especializada. A equipe que compõe a mencionada Clínica é composta de médicos, acupunturistas, fisioterapeutas, psicólogos, psicanalistas, odontólogos e dançarinos especialistas em reabilitação. Cada grupo profissional possui protocolo de atendimento próprio para nortear as ações da prática clínica no que se refere à assistência , ao ensino e à pesquisa. Tais atividades têm sido muito enriquecidas pela presença de estudantes nas áreas de medicina, fisioterapia, odontologia e psicologia tendo sido formada, há seis meses, a LIGA de Dor objetivando-se a divulgação da importância do estudo da dor e da aplicação de técnicas adequadas de analgesia.

Todos os profissionais desenvolvem atividades ambulatoriais com os pacientes nas modalidades individual e grupo, executando-se ainda, como técnica terapêutica, os bloqueios anestésicos, além do desenvolvimento da escuta clínica, na sala de espera, através de uma equipe coordenada por uma das psicólogas do serviço.

O grupo se reúne todas as terças-feiras para um encontro interdisciplinar que possibilita o intercâmbio de experiências com apresentação de textos multidisciplinares de casos clínicos e reuniões administrativas que asseguram o bom funcionamento das atividades. Por outro lado, constata-se o bom e recomendável nível de relação e integração entre os seus componentes, fazendo com que o seu acalentado sonho se torne realidade, com a contribuição e a disponibilização do conhecimento individual que se vai agregando na construção de novas atuações na busca de maior conforto e alívio da dor para os pacientes.

Desta forma ressaltam como principais objetivos da Clínica: o fornecimento de assistência multidisciplinar especializada aos pacientes com dor; a promoção do ensino e a capacitação de profissionais de saúde naquela especialidade em cursos de graduação e pós-graduação; o desenvolvimento de pesquisas clínicas e experimentais nas diversas áreas de trabalho; a implementação de atividades de extensão sobre o tema na comunidade e o incentivo à utilização de técnicas modernas para alívio da dor aguda e crônica que acarretem menor risco e maior benefício aos pacientes.

O crescimento da Clínica de Dor já é uma realidade que progride e que muito tem se comprometido na tentativa e alcance do objetivo de aliviar o desconforto e o sofrimento dos indivíduos por ela acometidos.

 

voltar

 

Congregação da FAMED discute reforma curricular e a situação atual e planos para o prédio do Terreiro de Jesus.

Na última reunião da Congregação da Faculdade do dia 01-10-02 a reforma curricular do curso de medicina teve a sua discussão iniciada e já foram delineadas as primeiras diretrizes de atuação para aquele projeto que se encontra sob liderança e relatoria do Coordenador do Colegiado, Prof. Aristides Cheto de Queiroz. O projeto, encaminhado ao PROMED (programa de Incentivo às Mudanças Curriculares dos Cursos de Medicina), foi apreciado do que resultou resolução, unanimemente aprovada, referente à valorização de atividades extra-classe e extra-sede da graduação cujo comentário pode ser encontrado em tema e espaço específicos deste boletim.

Assunto de grande relevância constava em item de pauta e se relacionava com a situação atual e planos para o prédio do Terreiro de Jesus mas a queda e conseqüente falta do quorum exigiu a sua transferência para uma outra oportunidade que, por sugestão do Presidente, Prof. Manoel Barral Netto e consenso do Plenário, ficou agendada para o dia 08-10 quando o assunto seria tratado de forma exclusiva em sessão extraordinário daquele Colegiado. Vale ressaltar que a Congregação se reúne, pelo menos, uma vez por mês, normalmente na sua primeira terça-feira.

Desta forma, houve a necessidade de se protelar, ainda uma vez, a discussão a respeito de assunto particularmente significativo para a instituição por envolver aspectos relacionados com o andamento da obra, momentaneamente comprometida por falta de recursos e com a destinação a ser dada àquele importante prédio histórico e cultural, berço da medicina brasileira.

voltar

 

Dia do médico.

Mantendo uma tradição que se consolida e progride a cada ano, a Faculdade de Medicina e as entidades médicas do Estado promoveram diversas festividades pela passagem do dia do médico que ocorre a 18 de outubro.

No âmbito da FAMED a comemoração constou de solenidade realizada em conjunto com a Associação dos Antigos Alunos e do Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia, naquela data e na Faculdade do Terreiro de Jesus, que abrangeu um ato em defesa daquela Escola, uma conferência proferida pelo Dr. Antônio Carlos Nogueira Britto sobre os Drs. Alfredo Thomé de Britto (ex-diretor da Faculdade) e Theodoro Fernandes Sampaio (engenheiro responsável pela recuperação daquela Escola após o incêndio de 1905), além da inauguração e descerramento de uma placa que homenageia aqueles ilustres profissionais. Seguiu-se um almoço de confraternização.

Ao evento compareceram os dirigentes de todas as mencionadas entidades que compuseram a mesa presidida pelo diretor da Faculdade, Prof. Manoel Barral Netto, além dos membros integrantes da Comissão de Acompanhamento das Obras e de vários docentes, funcionários, estudantes e ex-professores que lá compareceram para um congraçamento e ensejos de luta e coesão perante as dificuldades atualmente enfrentadas pela classe para o desempenho satisfatório das suas funções.

Foi também elaborado um manifesto, assinado por todos os médicos presentes, no qual se registra o mais alto clamor daquela categoria à sociedade brasileira pela ajuda para a salvação física e cultural da histórica Escola do Terreiro, quase às vésperas do seu bicentenário.

Outros eventos foram igualmente realizados pelas instituições: ABM – dia 17-10, às 19:30hs, com a premiação dos vencedores do IX Concurso Literário da Associação; CREMEB – dia 18-10, às 19:30hs, com a solenidade de outorga do Diploma de Mérito Ético Profissional aos médicos que completavam 50 anos de formatura; Clube dos Médicos – dia 18-10, às 22:00hs, com a festa do Clube e pré-lançamento da Revista Quirion do Sindimed e no dia 20-10, às 10:00hs, com um torneio esportivo.

O conjunto de celebrações festejou, de forma alegre, solidária e merecida, a passagem da data que homenageia o seu profissional.

 

voltar

 

Fundação FAMED.

O Governo do Estado da Bahia já aprovou e liberou verba para instalação da sede da Fundação Faculdade de Medicina (FFAMED) em duas salas do prédio do Terreiro de Jesus que serão reformadas e preparadas para abrigar aquela entidade. Já estão sendo tomadas as últimas providências para a definitiva implantação da Fundação através das medidas legalmente exigidas para sua conformação física, administrativa, patrimonial e funcional com a expectativa de que, em breve, possa ela estar atuando de forma regular e plena em dependências da própria Faculdade de maneira a colaborar e apoiar ações da Unidade através da dinamização e agilização dos seus procedimentos.

. 

voltar

 

IX Concurso Literário Nacional ABM.

A Faculdade de Medicina se fez presente ao IX Concurso Literário Nacional ABM através da participação e premiação de professores que, em três diferentes áreas de publicação, obtiveram destaque e receberam homenagens de reconhecimento pela qualidade dos documentos apresentados.

No item "Crônica", o Prof. Ronaldo Jacobina obteve o 3º lugar com o trabalho "A Gentileza" ; em "Ensaio", o Prof. Ernani Nelson Gusmão de Hércules ficou com o 1º lugar com a publicação "Heróis Sem Glórias" e o Prof. Luiz Fernando Pinto em 2º lugar com "Erotismo, Cultura e Modernidade"; em "Poesia", o Prof. Ronaldo Jacobina alcançou o 1º lugar com o trabalho "11 de Setembro Torres Gêmeas em Xeque-mate" e o Prof. Hilton Pina o 3º lugar com "Soneto de Amargura". Foi ainda distinguido, no item "Contos", o Prof. Francisco Hora de Oliveira Fontes, que obteve menção honrosa com o trabalho "Galinha de cabidela".

 

voltar

 

FAPESB apoia "salvamento" de Livros da FAMED Terreiro.

A biblioteca da Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus se encontra em estado lastimável de conservação com significativa parcela dos seus raros e preciosos livros totalmente comprometida. Tal situação é debitada ao processo de abandono daquela Escola que, ao longo desse período, teve sua estrutura física deteriorada e o seu acervo bibliográfico destruído. Estima-se que cerca de 80% do seu total estejam definitivamente perdidos.

Na tentativa de atenuar o problema foi elaborado e encaminhado projeto à FAPESB (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Bahia) por parte da direção da FAMED com o intuito de "salvar" a mencionada documentação, já em fase final de aprovação para consequente liberação da verba que, tão logo efetivada, será investida na atividade de remoção dos livros para local mais seguro e menos insalubre e no levantamento das providências necessárias a um posterior investimento que, então, possibilitará a restauração individualizada dos diversos exemplares considerados passíveis de recuperação.

voltar

 

Projetos da FAMED aprovados no Edital de Infra-estrutura da FAPESB.

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) publicou o resultado do Edital de Implementação de Infra-estrutura Institucional de Pesquisa com a liberação de recursos de 4.401.823,00. Das 125 propostas inscritas foram selecionadas 16 pelo Comitê Gestor, das quais três atenderam a pleitos apresentados pela Faculdade de Medicina:

  • Desenvolvimento do Laboratório de Biologia Molecular e do Centro de Pesquisa em Doenças Hepáticas do Serviço de Gastro-hepatologia.

  • Ampliação da Divisão de Neurologia e Epidemiologia do Departamento de Neuropsiquiatria.

  • Implantação do Laboratório de Apoio à Difusão Científica da FAMED.

 

voltar

 

Congregacao apoia atividades extra-classe e extra-sede e extra-classe no ensino (Resolução 01/2002).

Em reunião do dia 01-10-02 a Congregação da Faculdade de Medicina discutiu a reforma curricular do curso de medicina com base em proposta oriunda do Colegiado do Curso cujos desdobramentos deverão ocorrer através da sua avaliação por entre os diversos setores da FAMED. Dentre os assuntos então apreciados, deu-se especial atenção ao aspecto relacionado com a valorização acadêmica das atividades extra-classe e extra-sede na graduação de medicina, que ensejou elaboração de Resolução específica por parte da Congregação (01/2002).

Levando em conta a importância do assunto para a formação médica e considerando as recomendações da Resolução nº 04 de 07-11-01 do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Ensino Superior (CNE/CES) que institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação de Medicina, bem como a necessidade de adaptação do seu currículo às mencionadas Diretrizes, assim deliberou e resolveu a Congregação:

  • apoiar o projeto de reforma curricular elaborado pelo Colegiado de Curso que visa ajustá-lo às diretrizes curriculares aprovadas em 2001;

  • recomendar ao CONSEPE e à SUPAC o reconhecimento, como atividade de ensino, dos trabalhos realizados fora do ambiente de salas de aula e que visam a formação adequada do futuro médico (serviços ambulatoriais, de centro cirúrgico, necroscopia, em centros e postos de saúde, etc), por permitirem a participação ativa do aluno e sua inserção nas tarefas práticas relevantes;

  • recomendar aos Conselhos Superiores e à CPPD a valorização deste tipo de atividade estimulando a utilização de diferentes cenários de ensino-aprendizado e a integração ensino-serviço com reflexos no cálculo da GED;

  • criar uma Comissão composta pelos Chefes dos Departamento de Medicina, Cirurgia, Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana, Pediatria e Medicina Preventiva e um estudante a ser indicado pelo Diretório Acadêmico para operacionalizar as medidas aprovadas junto aos Conselhos Superiores e Órgãos da Administração Central da UFBA;

  • estabelecer o prazo de 60 dias para conclusão dos trabalhos da Comissão com apresentação de relatório à Congregação.

Prosseguem os trabalhos de discussão sobre a reforma curricular no âmbito da Faculdade que deverão culminar com a sua apreciação final por parte da Congregação que assim adequará a graduação do curso às novas exigências acadêmicas reclamadas pela atualização legislativa e pelas solicitações evolutivas do exercício da medicina.

voltar

 

Curso de Pós-Graduação em Medicina e Saúde

O CPgMS/UFBA é o mais antigo e tradicional Curso de Pós-graduação em Medicina do Norte-Nordeste do País e o mais bem conceituado perante a CAPES (Conceito 5), órgão responsável por este tipo de avaliação.

Fundado há 30 anos, este Centro consolidou-se como um dos Núcleos de Pesquisa mais atuantes na Universidade Federal da Bahia com produção científica de nível internacional, congregando pesquisadores de elevada qualificação. O seu programa de doutorado foi iniciado em 1992 e exibe uma avaliação altamente positiva ao longo dos seus 10 anos de existência.

Recentemente, o CPgMS expandiu suas fronteiras promovendo Cursos de Mestrado Interinstitucionais com a Universidade Federal da Paraíba e, posteriormente, com a Universidade Federal do Acre, onde foi instalado um campo avançado de pesquisa, focalizado na linha de Hepatites Virais (Hiperendêmica na região).

As linhas de pesquisa no CPgMS-UFBA se complementam com aquelas descritas no Curso de Pos-Graduação em Patologia Humana e Experimental da UFBA, particularmente no que se refere às doenças do Fígado, tais como: Hepatite Viral, Hepatite Criptogênica, Fibrogenese hepática, Esteato-hepatite não alcoólica. Outras são desenvolvidas em ambos os cursos, consolidadas pela complementaridade das equipes de pesquisadores que envolvem também os profissionais da FIOCRUZ.

O CPgMS/UFBA e o Curso de Pos-Graduação em Patologia Humana e Experimental/UFBA-FIOCRUZ desenvolvem atualmente diversos projetos em conjunto, inclusive com programa de cooperação internacional com a Universidade de Lyon-França. Várias sessões científicas envolvem a UFBA e a FIOCRUZ, onde grupos de pesquisa se formam por afinidade de recursos técnicos e humanos, o que vem ao encontro da política de fomento àquela atividade no País, cuja formação de rede é considerada prioritária.

São ainda linhas de atuação e investigação consolidadas em ambos os cursos: Retroviroses, Leishmaniose, Esquistossomose, Hanseníase, Neurocisticercose, Alergia Respiratória, dentre outras

A cooperação entre a FIOCRUZ e a Universidade Federal da Bahia tem evoluído para projetos de âmbito nacional e internacional, além de um campo avançado de pesquisa no Estado do Acre, onde a Hepatite Viral é considerada hiperendêmica. Naquele Estado, três tipos de trabalho nesta área estão em desenvolvimento, com a participação da Unidade de Hepatites do INSERM-França e do Grupo de pesquisa em Hepatologia do Hopital Beaujon, Clichy-França.

Com a recente reforma no Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz na FIOCRUZ e com a adequação do espaço físico do CPgMS-UFBA, amplia-se o suporte e infra-estrutura nas linhas de pesquisa e programas de treinamento em diversas áreas, especialmente biologia molecular e histopatologia.

voltar