Introdução à Medicina Social - MED-209 | |
Descrição da Disciplina | |
Introdução à Medicina Social (IMS) é uma disciplina complementar obrigatória oferecida no 3º semestre do curso de graduação em Medicina. Sua carga horária é de120 horas, sendo 30 horas de atividades teóricas e 90 horas de atividades teórico-práticas e/ou práticas. Corresponde a oito créditos. Em cada semestre do ano letivo, a disciplina oferece 80 vagas (40 pela manhã e 40 pela tarde) respectivamente, às terças e quintas-feiras. As turmas são divididas em módulos de 13 e 14 alunos, sendo que de T01 a T03 as aulas são pela manhã e de T04 a T06, pela tarde. Cada turma fica sob a responsabilidade de um docente, o qual coordena
o desenvolvimento das atividades teóricas e práticas. Poderão
também ser convidados outros profissionais e professores para
apresentação e discussão de temas específicos.
As atividades comportarão também momentos conjuntos de
todas as turmas de cada turno. |
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Módulos Temáticos | |
Módulo 1 - Introdutório | 1.1
- Medicina Social: conceito e história 1.2 - Cultura, Sociedade e Saúde 1.3 – As práticas em Medicina Social e Saúde Pública:Educação e Comunicação em Saúde |
Módulo 2 | 2.1-
Estado e Sociedade Civil |
Módulo 3 | 4.1-A ética na saúde: Bioética e a Medicina Social |
Módulo 4 | 5.1-Saúde, Trabalho e Ambiente |
Módulo 5 | 6.1-
Formação médica no Brasil 6.2- Organização do trabalho médico; perfil dos médicos no Brasil |
As atividades teóricas constarão de seminários, discussões em grupo, exposições e debates, utilizando os textos básicos da disciplina e bibliografia complementar, além de materiais audiovisuais. As atividades práticas compreendem:
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Prática de Educação em Saúde | |
Consta de ações educativas dirigidas à população, usuários de serviços ou alunos das escolas públicas e comunitárias, cujos locais de execução serão definidos levando em conta áreas de atuação do Departamento, a partir de critérios de viabilidade, interesse, benefícios, e possibilidades de continuidade. |
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Objetivos Educacionais (numerados de acordo com os temas teóricos) | |
1.1.
Identificar os diferentes sentidos históricos da “Medicina
Social”, caracterizando os seus principais objetos de saber e de
prática. |
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Avaliação | |
O desempenho dos estudantes será aferido através da média aritmética de quatro conceitos (0 a 10), três deles correspondentes a avaliações dos módulos temáticos e um à prática de educação em saúde (PES) Cada módulo temático utilizará instrumentos específicos de avaliação tais como sínteses ou fichamento de textos, seminários, relatórios, testes escritos e/ou orais. Além disso, a avaliação do módulo considerará o desempenho do aluno no que diz respeito a freqüência, pontualidade, participação nas discussões e contribuição nos debates e nas atividades, em geral. Os critérios de avaliação dos módulos serão apresentados no início de cada módulo. Os módulos 1 e 2 serão avaliados da seguinte forma: A disciplina contará ainda com avaliações processuais realizadas pelos alunos, referentes ao curso e ao docente. |
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Bibliografia (numerada de acordo com os temas teóricos) | |
Os textos que serão utilizados na disciplina incluem artigos de livros e revistas científicas já publicadas e textos didáticos, preparados especificamente para a disciplina. No início do curso cada turma de alunos escolherá um representante que se responsabilizará pelo recebimento e conservação dos textos básicos e ao qual os demais alunos se reportarão para reproduzir o material. Além disso, estarão disponíveis cópias do material na Biblioteca da FAMED para consulta dos alunos. |
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1.1.
JACOBINA, R.R., DINIZ, D.R. e SOUZA, A.P. Medicina Social:
Conceito e história. Texto Didático.
Salvador. DMP/FAMED/UFBA, 2005. 1.2. D’AREDE, C. Cultura, Saúde e Doença. Texto Didático. Salvador. DMP/FAMEB/UFBA, 2004. 2.1.CARDOSO, A.J.C., RABAT, M.N. e FORMIGLI, V.L.A. Estado e Sociedade. Contribuição ao estudo das políticas sociais. Texto Didático. Salvador. DMP/FAMED/UFBA, 2000. 2.2. JACOBINA, R.R. Cidadania e Saúde: cidadania no Brasil republicano e saúde enquanto direito social. Texto Didático. Salvador. DMP/FAMED/UFBA, 2002. 2.3.FORMIGLI, V.L.A. Saúde na Constituição Brasileira: o SUS e os obstáculos da prática. Texto Didático. Salvador. DMP/FAMED/UFBA, 2003. 3.1. LORENZO, C.F.G. Da Ética à Bioética: breve trajetória e campos de ação. Texto didático. Salvador. DMP/FAMED/UFBA, 2001 (revisto em 2002). 3.2. FORMIGLI, V.L.A. Bioética e saúde pública: a relevância do princípio da justiça. Jornal CREMEB, jun/jul, 1999. 4.1. PENA, P.G.L., REIS, E.J.F.B., BARBOSA, A.M.G. e NUNES, C.R.M. A relação saúde-trabalho e tópicos de introdução à saúde do trabalhador. Texto Didático. Salvador. DMP/FAMED/UFBA, 2002. Outros textos serão incluídos ao longo do semestre 2005.1 |
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