Introdução à Medicina Social - MED-209
Descrição da Disciplina

Introdução à Medicina Social (IMS) é uma disciplina complementar obrigatória oferecida no 3º semestre do curso de graduação em Medicina. Sua carga horária é de120 horas, sendo 30 horas de atividades teóricas e 90 horas de atividades teórico-práticas e/ou práticas. Corresponde a oito créditos.

Em cada semestre do ano letivo, a disciplina oferece 80 vagas (40 pela manhã e 40 pela tarde) respectivamente, às terças e quintas-feiras. As turmas são divididas em módulos de 13 e 14 alunos, sendo que de T01 a T03 as aulas são pela manhã e de T04 a T06, pela tarde.

Cada turma fica sob a responsabilidade de um docente, o qual coordena o desenvolvimento das atividades teóricas e práticas. Poderão também ser convidados outros profissionais e professores para apresentação e discussão de temas específicos. As atividades comportarão também momentos conjuntos de todas as turmas de cada turno.

O curso é integrado por:
- 5 módulos temáticos, que abrangem atividades teóricas e práticas, realizadas alternadamente nos dois dias da semana;
- uma prática de educação em saúde, realizada na metade do curso.

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Módulos Temáticos
Módulo 1 - Introdutório 1.1 - Medicina Social: conceito e história
1.2 - Cultura, Sociedade e Saúde
1.3 – As práticas em Medicina Social e Saúde Pública:Educação e Comunicação
em Saúde
Módulo 2

2.1- Estado e Sociedade Civil
2.2- Saúde e Cidadania
2.3- Saúde e Constituição

Módulo 3 4.1-A ética na saúde: Bioética e a Medicina Social
Módulo 4 5.1-Saúde, Trabalho e Ambiente
Módulo 5 6.1- Formação médica no Brasil
6.2- Organização do trabalho médico; perfil dos médicos no Brasil

As atividades teóricas constarão de seminários, discussões em grupo, exposições e debates, utilizando os textos básicos da disciplina e bibliografia complementar, além de materiais audiovisuais.

As atividades práticas compreendem:

  • Visitas a organizações da sociedade civil e/ou debates com seus representantes : movimento popular, organizações sindicais, partidos políticos, associações profissionais, e organizações representativas da categoria médica (ABM, CREMEB, SINDIMED)
  • Visitas a instituições e/ou serviços de saúde públicos, privados ou comunitários : abrangendo a realização de entrevistas com usuários e observação participante.
  • Entrevistasestruturadas : com representantes e profissionais das diversas organizações do trabalho em saúde em nosso meio.
  • Visitas/Debates com representantes de variadas instituições com o objetivo de discutir a relação Saúde e Trabalho : sindicatos de trabalhadores, empresas, Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador etc.
  • Confecção de painéis temáticos; comitê simulado envolvendo questões da Bioética.
 
Prática de Educação em Saúde

Consta de ações educativas dirigidas à população, usuários de serviços ou alunos das escolas públicas e comunitárias, cujos locais de execução serão definidos levando em conta áreas de atuação do Departamento, a partir de critérios de viabilidade, interesse, benefícios, e possibilidades de continuidade.

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Objetivos Educacionais (numerados de acordo com os temas teóricos)

1.1. Identificar os diferentes sentidos históricos da “Medicina Social”, caracterizando os seus principais objetos de saber e de prática.
1.2. Descrever as relações entre cultura, sociedade e saúde.
2.1. Analisar o papel do Estado e da sociedade civil em relação à saúde nas sociedades contemporâneas, principalmente no Brasil.
2.2. Identificar organizações da sociedade civil, discutindo formas de participação no âmbito da saúde.
2.3. Definir cidadania, identificar os direitos básicos do cidadão e discutir saúde enquanto direito social.
2.4. Explicar os itens relativos à saúde nos textos legais da República Federativa do Brasil e a sua incorporação na realidade atual.
2.5. Identificar os subsistemas público e privado de atenção à saúde no Brasil, conhecer serviços de saúde na Bahia, destacando o acesso dos usuários aos mesmos.
3.1. Discutir as relações entre a Bioética, as práticas de saúde e a Medicina Social.
3.2. Identificar possíveis conflitos bioéticos em contextos de assistência ou de investigação em Saúde, discutindo os seus fundamentos e encaminhamentos.
4.1. Analisar as relações entre saúde e trabalho e identificar as diversas formas de organização para a defesa das condições de trabalho e da saúde do trabalhador.
4.2. Discutir a crise ambiental e suas relações com a saúde da população e possíveis impactos do aquecimento global no curso das epidemias com fortes relações climáticas.
5.1. Descrever as características da formação médica, sua relação com a realidade de saúde no Brasil e discutir as perspectivas de transformação.
5.2. Descrever as formas de organização do trabalho médico existentes no Brasil, analisando a situação atual e as perspectivas do mercado de trabalho.

Objetivos das práticas de educação em saúde
- Explicar a importância das ações educativas em saúde no que se refere à prevenção de doenças, elevação da consciência sanitária e a conquista da cidadania.
- Realizar ações educativas de saúde em comunidades, escolas e/ou serviços de saúde.
- Praticar diferentes formas de sociabilidade, no sentido da construção dos princípios de solidariedade e cooperação.

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Avaliação

O desempenho dos estudantes será aferido através da média aritmética de quatro conceitos (0 a 10), três deles correspondentes a avaliações dos módulos temáticos e um à prática de educação em saúde (PES)

Cada módulo temático utilizará instrumentos específicos de avaliação tais como sínteses ou fichamento de textos, seminários, relatórios, testes escritos e/ou orais. Além disso, a avaliação do módulo considerará o desempenho do aluno no que diz respeito a freqüência, pontualidade, participação nas discussões e contribuição nos debates e nas atividades, em geral. Os critérios de avaliação dos módulos serão apresentados no início de cada módulo.

Os módulos 1 e 2 serão avaliados da seguinte forma:
Teste escrito = 9 + desempenho = 1; total = 10

A prática de Educação em Saúde será avaliada como se segue:
Desempenho p/docente=5 + desempenho p/discentes=1 + Relatório=2 + Apres. Oral = 2 Þ Total= 10

A disciplina contará ainda com avaliações processuais realizadas pelos alunos, referentes ao curso e ao docente.

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Bibliografia (numerada de acordo com os temas teóricos)

Os textos que serão utilizados na disciplina incluem artigos de livros e revistas científicas já publicadas e textos didáticos, preparados especificamente para a disciplina. No início do curso cada turma de alunos escolherá um representante que se responsabilizará pelo recebimento e conservação dos textos básicos e ao qual os demais alunos se reportarão para reproduzir o material. Além disso, estarão disponíveis cópias do material na Biblioteca da FAMED para consulta dos alunos.

1.1. JACOBINA, R.R., DINIZ, D.R. e SOUZA, A.P. Medicina Social: Conceito e história. Texto Didático. Salvador. DMP/FAMED/UFBA, 2005.
1.2. D’AREDE, C. Cultura, Saúde e Doença. Texto Didático. Salvador. DMP/FAMEB/UFBA, 2004. 2.1.CARDOSO, A.J.C., RABAT, M.N. e FORMIGLI, V.L.A. Estado e Sociedade. Contribuição ao estudo das políticas sociais. Texto Didático. Salvador. DMP/FAMED/UFBA, 2000.
2.2. JACOBINA, R.R. Cidadania e Saúde: cidadania no Brasil republicano e saúde enquanto direito social. Texto Didático. Salvador. DMP/FAMED/UFBA, 2002.
2.3.FORMIGLI, V.L.A. Saúde na Constituição Brasileira: o SUS e os obstáculos da prática. Texto Didático. Salvador. DMP/FAMED/UFBA, 2003.
3.1. LORENZO, C.F.G. Da Ética à Bioética: breve trajetória e campos de ação. Texto didático. Salvador. DMP/FAMED/UFBA, 2001 (revisto em 2002).
3.2. FORMIGLI, V.L.A. Bioética e saúde pública: a relevância do princípio da justiça. Jornal CREMEB, jun/jul, 1999.
4.1. PENA, P.G.L., REIS, E.J.F.B., BARBOSA, A.M.G. e NUNES, C.R.M. A relação saúde-trabalho e tópicos de introdução à saúde do trabalhador. Texto Didático. Salvador. DMP/FAMED/UFBA, 2002.
Outros textos serão incluídos ao longo do semestre 2005.1
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