Informações Gerais

Objetivos

Capacitar os estudantes do 8º semestre do curso de graduação em Medicina a:

- Realizar uma anamnese psiquiátrica, com especial atenção para o Exame Psíquico

- Diagnosticar os principais transtornos psiquiátricos

- Conhecer os princípios básicos da terapêutica dos transtornos psiquiátricos

- Saber detectar os transtornos psiquiátricos mais comumente encontrados na atenção primária, assim como em hospitais gerais, e quais condutas adotar nestes casos

- Obter conhecimento básico das políticas relativas à saúde mental

Ementa

A disciplina Psiquiatria se propõe a oferecer subsídios aos estudantes de graduação em Medicina para o diagnóstico e tratamento dos Transtornos Psiquiátricos.

O curso conta com uma parte prática e uma teórica. A prática é realizada no espaço de cinco semanas, em esquema de rodízio com Ginecologia e Cirurgia, com aulas diárias durante o período matutino, quando os graduandos tem oportunidade de travar conhecimento com pacientes portadores de transtornos mentais, compensados ou descompensados, aprender a colher dados de história que permitam a formação de um juízo clínico acerca da patologia do paciente. Busca-se também aprimorar a capacidade de escuta do aluno, despertando sua atenção para sintomas que às vezes passam desapercebidos quando descuidamos da relação médico-paciente. As aulas teóricas dão suporte ao curso prático, e transcorrem durante todo o semestre.

Horários

As aulas práticas transcorrem ao longo de cinco semanas para cada rodízio, com aulas diárias durante o período matutino. As aulas teóricas são dadas às segundas e quartas, das 13 às 15:00h.

Local

As práticas podem ser dadas, a depender do professor, nos seguintes locais: Enfermaria 3-B do HUPES, ambulatório de Psiquiatria das sextas-feiras do HUPES, diversas enfermarias do HUPES (experiência em Interconsulta Psiquiátrica), Hospital Juliano Moreira, Centro de Saúde Mental Prof. Aristides Novis. Busca-se a maior variedade possível de experiências dentro da prática da Psiquiatria para o aluno. As aulas teóricas transcorrem na sala 4 da FAMED.

Professores

Os professores vinculados ao rodízio de prática psiquiátrica são: Ana Paola Robatto, Ângela Miranda Scippa, Antonio Reinaldo Rabelo, Carlos Teixeira, Miriam Elza Gorender Rosa Garcia, Wania Aguiar, William Dunningham. A coordenadora da disciplina é a professora Miriam Elza Gorender, que pode ser contatada pelo mail mg@ufba.br

Avaliação

Haverá duas avaliações teóricas com peso 5 para cada. Uma das avaliações consistirá em trabalho realizado pelos alunos. Cada professor de prática dará sua nota pela presença (50%) e avaliação individual (50%), sendo tirada a média de todos os professores. A nota final será dada pelas notas práticas e teóricas, com peso 5 para cada.

 

Voltar

Topo da Página