Informações Gerais
Coordenadora do Curso
Profa. Luciana Rodrigues Silva
Ementa

Atenção integral à criança e ao adolescente. Seguimento das diversas etapas do crescimento e desenvolvimento do paciente pediátrico e as características de cada fase. Discussão sobre as principais patologias preveníveis na faixa etária pediátrica. Patologias agudas e crônicas mais freqüentes da Clínica Pediátrica. Relação entre o médico e a família e o médico e a criança. Orientação multidisciplinar e preservação da saúde. Características do médico que atende os pacientes pediátricos e sua atuação frente aos casos clínicos mais comuns. Relação ética do pediatra com a equipe multidisciplinar.

Objetivos

Geral
Despertar no estudante de medicina o interesse e a compreensão da assistência integral à criança, do nascimento à adolescência.

Específico

1. Fornecer elementos para reconhecer o crescimento e desenvolvimento normais da criança e seus desvios.

2. Discutir as medidas preventivas e as patologias mais prevalentes nas diversas faixas etárias pediátricas.

3. Estimular a compreensão da importância do aleitamento materno. Orientar técnicas nutricionais apropriadas.

4. Exercitar a semiologia pediátrica

5. Capacitar o aluno para assistir de forma adequada o paciente pediátrico, com suas peculiaridades físicas, psíquicas, econômicas e sócio-culturais.

 Metodologia

Para as aulas teóricas expositivas e interativas, os alunos devem previamente estudar os temas e casos clínicos. Em cada Plano de Aula consta a estrutura da aula teórica e a relação das referências bibliográficas mais interessantes sobre o tema a ser abordado; muitas vezes outros textos básicos escolhidos pelo professor podem ser sugeridos. Naturalmente que outras fontes bibliográficas também devem ser consultadas e que o aluno deve ser estimulado a fazer busca ativa na Internet e na Biblioteca da sua escola e dos Hospitais. Este exercício de busca ativa é fundamental para todas as áreas do aprendizado médico, em todas as fases do aprendizado.

As aulas práticas serão realizadas através de atividades de ambulatório de Pediatria no Hospital Pediátrico (CPPHO), CEDEBA e Berçário da Maternidade Climério de Oliveira, além de seminários específicos em forma de rodízios (Genética, Alimentação, Adolescência e Hematologia), para atender o número de alunos e permitir uma ampla visão das diversas áreas de atuação da Pediatria. Os atendimentos e discussão de casos serão feitos com os professores supervisores: Profa. Vanda Miranda, Profa. Nadya Carneiro, Profa. Silvana Fonseca, Profa. Angelina Costa e Prof. Luis Adan.

Berçário da Maternidade Climério de Oliveira: Profa. Renata Pitangueiras e Prof. Hélio Queiroz Filho.

O seminário de Genética fica a cargo da Profa. Angelina, o de Hematologia fica a cargo da Profa. Silvana, o seminário de Adolescência fica a cargo das Profa. Déa e Profa. Isabel Carmen e o Seminário de Alimentação com Profa. Luciana e Profa.Nadya.

Cada turma prática será acompanhada pelo professor e pelo monitor para discussão dos casos clínicos e dificuldades com os temas das aulas teóricas, além da preparação das monografias.

Aulas práticas durante o semestre

P01 – Ambulatório do CPPHO - segunda-feira Profa. Vanda - 14:00 às 18:00h

P02 - Ambulatório do CPPHO - segunda-feira Profa. Nadya - 14:00 às 18:00h

P03 - Ambulatório do CPPHO - terça-feira Profa. Angelina - 13:00 às 17:00h

P04- Ambulatório do CEDEBA - terça-feira Prof. Adan - 14:00 às 18:00h

P05 - Ambulatório do CPPHO - terça-feira Profa. Silvana - 13:00 às 17:00h

P06 - Ambulatório do CPPHO - quarta-feira Profa. Vanda - 14:00 às 18:00h

P07 - Ambulatório do CEDEBA - quarta-feira Prof. Adan - 14:00 às 18:00h

P08 - Ambulatório do CPPHO - quarta-feira Profa. Nadya - 14:00 às 18:00h

P09 - Ambulatório do CPPHO - quinta-feira Prof. Angelina - 13:00 às 17:00h

P10 - Ambulatório do CPPHO - quinta-feira Profa. Silvana - 13:00 às 17:00h

Rodízios Complementares

Os alunos farão rodízios, para terem oportunidade de estar na Maternidade Climério de Oliveira e nos seminários de Genética, Alimentação, Hematologia e Adolescência, além de permitir àqueles que se encontram nos ambulatórios de examinarem o número maior de pacientes. Os rodízios se iniciam às 14h na Maternidade Climério de Oliveira (Maternidade), no Auditório do CPPHO (Alimentação, Genética e Hematologia) e no NEMA (Adolescência) que fica situado na FAMEB-Canela.

Programação do rodízio
Material para o rodízio de hematologia
Material para o rodízio de genética

ATENÇÃO: anote seus horários com cuidado!
Nas datas dos rodízios complementares, os alunos comparecerão aos locais acima citados. Nas demais semanas do semestre, as atividades didáticas serão nos Ambulatórios de origem com os respectivos professores do curso prático.

Avaliação

A avaliação dos alunos pelo professor através das provas teóricas (duas), atividades práticas e pela apresentação da monografia, com o mesmo peso de nota.

Nas aulas práticas o aluno será avaliado no final se é capaz de realizar uma anamnese e exame físico completos, com formulação diagnóstica, diagnóstico diferencial e orientação da criança; também será verificado como é sua relação com a família, com a criança, com os professores e monitores e com seus colegas; como é sua freqüência, assiduidade e interesse, além do crescimento do aprendizado na área de Pediatria. O preenchimento adequado do prontuário é fundamental, com a anamnese e exame físico detalhados.

A avaliação do curso é feita pelos alunos antes da segunda prova.

Questionário sobre Disciplina de Pediatria Preventiva e Social
Horários das aulas

As aulas teóricas ocorrem às sextas-feiras, de 15 às 17 h, na sala 4 do Pavilhão de aulas da FAMEB no Canela.

Cronograma de aulas teóricas

Programa das aulas teóricas
Roteiro para Elaboração da Monografia

Roteiro para Atendimento Pediátrico da disciplina Pediatria Preventiva e Social

Sites para pesquisa bibliográfica 
www.connectemed.com.br
www.abpbrasil.org.br
www.bireme (lilacs, medline)
www.webofscience.fopesp.br
www.aph.uth.tme.edu
www.scielosp.org
www.womens.health.org
www.pubmed.org
www.aleitamento.or.br
www.ncbi.nlm.nih.gov

Bibliografia para o Curso

Pediatria Básica
Eduardo Marcondes, Flávio Adolfo Costa Vaz, José Lauro Araújo Ramos e Yassuhiko Okay – ano 2002, Editora Sarvier

Pronto-Atendimento em Pediatria
Luciana Rodrigues Silva, Dulce Emília Garcia, Dilton Rodrigues Mendonça – ano 2001
Editora Medsi – 1ª Edição

Semiologia Pediátrica
Yvon Toledo Rodrigues e Pedro Paulo B. Rodrigues – ano 2003
Editora Guanabara Koogan – 2ª Edição

Pediatric Dosage Handbook
Carol Taketomo, Jane Hodding e Donna Kraus – ano 2004
Lexi-Comp. Inc – 7ª Edição

Sings and Symptoms in Pediatrics
Walter Tunnessen Jr – ano 1999
Editora Sarvier – 4ª Edição

Pediatria em Consultório
Ana Cecília Lins Sucupira, Lúcia Ferro Bricks, Maria Elissabeth Kobonger, Maria Ignez Saito e Sandra Maria Zuccolotto – ano 2000

Editora Sarvier – 4ª Edição
Pediatria, Instituto Materno-Infantil de Pernambuco
Fernando Figueira, Otelo Schwambch Ferreira e João Guilherme Bezerra Alves – ano 1996

Editora Medsi – 2ª Edição
Saunders Manual de Clínica Pediátrica
Laurence Finberg – ano 2000

Editora Guanabara Koogan – 1ª Edição
Urgências clínicas e cirúrgicas em Gastroenterologia e Hepatologia Pediátricas .
Luciana Rodrigues Silva
Editora Medsi, 2004.

Genética Médica
Thompson e Thompson
Editora Guanabara Koogan, quinta edição

Considerações baseadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina

Vale enfatizar algumas das considerações baseadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, com relação aos objetivos que devem ser alcançadas pelos alunos nesta disciplina:

1. Perfil do formando egresso - Médico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Capacitado a atuar, pautado em princípios éticos, no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.

2. Competências gerais - atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, administração e gerenciamento, educação permanente.

3. O Curso de Graduação em Medicina deverá ter um projeto pedagógico, construído coletivamente, centrado no aluno como sujeito da aprendizagem e apoiado pelo professor como facilitador e mediador do processo ensino-aprendizagem. Este projeto inclui o aluno nos processos de ensino, assistência, pesquisa e extensão.

Dever-se-ão realizar reuniões periódicas com os professores, monitores e alunos, escolhendo-se um aluno representante a fim de buscar soluções para os problemas apresentados. O aluno deve ler os textos sugeridos e os casos clínicos antes das aulas teóricas e refletir sobre cada uma das suas aulas práticas junto a seus professores, a fim de perceber como assistir uma criança e seus familiares, no contexto bio-psico-social de forma individualizada.

As sugestões dos professores e alunos são fundamentais em todas as etapas do curso, para o aperfeiçoamento do mesmo. Estas devem ser encaminhadas a Profa. Luciana Silva no Setor de Gastroenterologia Pediátrica no Hospital Pediátrico (CPPHO).

Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina.

Voltar

Topo da Página