Plano de Aula

Anemias na Infância

Profa. Dra. Silvana Fahel da Fonseca

Objetivos Gerais

Capacitar o aluno a utilizar os conhecimentos de fisiopatologia e valorizar os dados de anamnese e exame físico para o diagnóstico das síndromes anêmicas.

Objetivos Específicos

O aluno deverá ser capaz de:

Discutir hematopoese, eritropoese;

Definir anemia e as peculiaridades deste conceito na infância;

Discutir a importância da história, do exame físico e dos exames laboratoriais no diagnóstico da anemia;

Classificar os estados anêmicos (classificação morfológica e fisiopatológica);

Estabelecer um roteiro básico de investigação;

Interpretar os exames laboratoriais complementares;

Identificar as melhores medidas de prevenção e terapêutica para as anemias mais frequentes na infância 

Procedimentos

Exposição oral

Discussão de casos clínicos

Referências Bibliográficas sugeridas

Investigação laboratorial das anemias

Hematologia: fundamentos e prática, Zago, Falcão e Pasquini, 2001

Hematology of Infancy and Childhood, Nathan e Oski, 1999

Diagnostic Hematology, Rodak, 1995