Plano de Aula |
Anemias na Infância |
Profa. Dra. Silvana Fahel da Fonseca |
Objetivos Gerais |
Capacitar o aluno a utilizar os conhecimentos de fisiopatologia e valorizar os dados de anamnese e exame físico para o diagnóstico das síndromes anêmicas. |
Objetivos Específicos |
O aluno deverá ser capaz de: |
Discutir hematopoese, eritropoese; |
Definir anemia e as peculiaridades deste conceito na infância; |
Discutir a importância da história, do exame físico e dos exames laboratoriais no diagnóstico da anemia; |
Classificar os estados anêmicos (classificação morfológica e fisiopatológica); |
Estabelecer um roteiro básico de investigação; |
Interpretar os exames laboratoriais complementares; |
Identificar as melhores medidas de prevenção e terapêutica para as anemias mais frequentes na infância |
Procedimentos |
Exposição oral |
Discussão de casos clínicos |
Referências Bibliográficas sugeridas |
Investigação laboratorial das anemias |
Hematologia: fundamentos e prática, Zago, Falcão e Pasquini, 2001 |
Hematology of Infancy and Childhood, Nathan e Oski, 1999 |
Diagnostic Hematology, Rodak, 1995 |