Plano de Aula: Desidratação na criança
Docente: Profa. Nadya Carneiro
Clientela: Alunos do Curso de Graduação
Local: Sala 4 – Faculdade de Medicina
Objetivos gerais
Capacitar o aluno a analisar e sintetizar os pontos principais do tema (desidratação), além de treinar a reidratação.
Objetivos específicos
Capacitar o aluno a classificar os estados de hidratação e
desidratação
Composição da solução de hidratação oral e suas indicações
Hidratação venosa
Conteúdo
Avaliação do estado de Hidratação
Esquemas de tratamento da desidratação – Plano A, B e C
Complicações da desidratação
Prevenção da desidratação
Procedimento
Exposição sobre os tópicos principais
Exemplos de casos clínicos para exercício com discussão interativa
Recursos utilizados
Slides e Projetor
Quadro negro e giz
Bibliografia sugerida
Diarréia
Aguda –
Luciana Silva – 1ª edição. Medsi editora
Diarréia Aguda na Infância – Jornal de Pediatria, vol. 12, págs.
125-130, 1994
Diarréia Aguda e Desidratação
– Luciana Silva e Ivan Guerra – In: Pronto Atendimento em
Pediatria – Luciana Silva, Dulce Moreira e Dilton Mendonça, 2000 Medsi
editora
Manual do Ministério da Saúde para Diarréia e
Desidratação, 1999.
Diarréia
Aguda e desidratação
Diarrhoea
Treatment Guidelines
State of
the art of new vaccines - Research & Development
THE TREATMENT
OF DIARRHOEA - A manual for physicians and other senior health workers
Plano A |
Plano B |
Plano C |
Maior oferta de líquidos e soro de reidratação oral
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Reidratação oral 50 a 100 ml/kg em 4 a 6 hs Se vômitos mantidos TRO mais fracionada ou gastróclise Educar mães e ensinar TRO Após este período passar para Plano A Se evoluir para quadro grave fazer Plano C |
Sol 1:1 - 50 a 100 ml/ kg em 2 a 4 hs Se choque franco soro fisiológico 20 ml/kg aberto Acesso venoso adequado Reavaliação constante Se desidratação mantida, repetir a fase Após hidratação, fazer a manutenção com sol 1:4 e potássio + reposição com sol 1:1 Após este período passar para Plano B |