Plano de Aula: Desnutrição energético-protéica
Docente: Profa. Dulce Emília Moreira
Clientela: Alunos do Curso de Graduação
Local: Sala 4 – Faculdade de Medicina
Objetivos gerais
Reconhecer as principais características clínicas e
metabólicas da desnutrição energético-protéica na infância
Objetivos específicos
Compreender os mecanismos fisiopatológicos
envolvidos na desnutrição e conduzir de maneira adequada a recuperação
nutricional
Conteúdo
Definição e principais fatores determinantes da
desnutrição
Mecanismos fisiopatológicos de adaptação metabólica
Imunocompetência e desnutrição
Classificação da desnutrição grave
Características clínicas e bioquímicas da criança desnutrida
Deficiência vitamínica e de oligoelementos
Avaliação laboratorial e alterações anátomo-patológicas da
desnutrição grave
Tratamento
Síndrome de recuperação nutricional
Procedimento
Fornecimento de textos para leitura
Discussão de casos com os grupos, com debate sobre os pontos polêmicos e
dúvidas
Recursos utilizados
Texto sobre Desnutrição
Slides e Projetor
Bibliografia sugerida
Pediatria Básica –
Eduardo Marcondes – 8ª edição
Desnutrição: um desafio secular à nutrição
infantil – Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro,
2000; 76 (Supl. 3): S 285-S 297
Diagnóstico do estado nutricional da criança e do
adolescente – Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro,
2000; 76 (Supl. 3): S 275-S 284
Má nutrição protéico-energética – volume
61/2001 – Anais Nestlé