Plano de Aula: Desnutrição energético-protéica
Docente: Profa. Dulce Emília Moreira

Clientela
: Alunos do Curso de Graduação
Local: Sala 4 – Faculdade de Medicina

Objetivos gerais

Reconhecer as principais características clínicas e metabólicas da desnutrição energético-protéica na infância

Objetivos específicos

Compreender os mecanismos fisiopatológicos envolvidos na desnutrição e conduzir de maneira adequada a recuperação nutricional

Conteúdo

Definição e principais fatores determinantes da desnutrição
Mecanismos fisiopatológicos de adaptação metabólica
Imunocompetência e desnutrição
Classificação da desnutrição grave
Características clínicas e bioquímicas da criança desnutrida
Deficiência vitamínica e de oligoelementos
Avaliação laboratorial e alterações anátomo-patológicas da desnutrição grave
Tratamento
Síndrome de recuperação nutricional

Procedimento

Fornecimento de textos para leitura
Discussão de casos com os grupos, com debate sobre os pontos polêmicos e dúvidas

Recursos utilizados

Texto sobre Desnutrição
Slides e Projetor

Bibliografia sugerida

Pediatria Básica – Eduardo Marcondes – 8ª edição
Desnutrição: um desafio secular à nutrição infantil – Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, 2000; 76 (Supl. 3): S 285-S 297
Diagnóstico do estado nutricional da criança e do adolescente – Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, 2000; 76 (Supl. 3): S 275-S 284
Má nutrição protéico-energética
– volume 61/2001 – Anais Nestlé