História da Medicina

artigo 10

Notícias da Faculdade de Medicina da Bahia
Ano:1842 - Parte III
Por
Antonio Carlos Nogueira Britto.

Quinta-feira, 7 de julho - Nesta data, o secretário da Escola de Medicina do Rio de Janeiro, Dr. Luis Carlos da Fonseca, enviou ofício ao secretário da Escola de Medicina da Bahia, Dr. Prudencio José de Souza Britto Cotigipe, dando conta da remessa de teses apresentadas naquela sobredita Escola: "Tenho a honra de remetter a V.S. hum caixão contendo maços de 30 theses cada hum, as quaes tem sido apresentadas nesta Escola desde a ultima semana, e são destinadas para a Faculdade de Medicina dessa Provincia: digne-se pois V.S. fazer-lhe constar o exposto."

Quarta-feira, 20 de julho - Pelas 3 horas da tarde de hoje, chegou à secretaria desta Faculdade de Medicina da Bahia ofício do presidente Pinheiro ao diretor Paula, pedindo a realização de exames médicos em empregados da Contadoria da Fazenda: "Convindo que passem por exames de sanidade os Empregados da Contadoria da Fazenda, João Nicoláo d'Oliveira e Joaquim Barbosa Cabral, que consta soffrerem á muito tempo molestias chronicas, conforme me acaba de requisitar o respectivo Inspector, dirijo-me por isso a V.S., para que haja de nomear dous Medicos dessa Faculdade de Medicina, afim de proceder o referido exame no dia, e hora em que V.S. indicar, e comunicar a este Governo, para se ordenar aos mesmos Empregados que ahi se apresentem, transmittindo-me afinal o resultado declaratorio do estado em que elles forem considerados, e se com esperança de breve, ou prolongado curativo, segundo exige o sobredito Inspector."

Segunda-feira, 25 de julho - Com referência à solicitação de exames de sanidade em empregados da Contadoria da Fazenda, requisitado pelo presidente Pinheiro ao diretor da Faculdade de Medicina da Bahia, contida no ofício do dia 20 mês em curso, assim respondeu o diretor Paula na data de hoje: "Tenho a honra de participar a V.Ex.ª que em conformidade do officio que V.Ex.ª me dirigio em 20 do corrente, nomeei os Doutores Antonio Polycarpo Cabral e Jozé Vieira de Faria Aragão e Ataliba, para no dia 29 do mesmo, ás 11 horas da manhã, examinarem o estado de saúde dos Empregados da Contadoria da Fazenda João Nicoláo de Oliveira e Joaquim Barbosa Cabral."

Quinta-feira, 28 de julho - A respeito das obras da biblioteca da Faculdade, o diretor Paula dirigiu ao presidente Pinheiro ofício, com a data de hoje, exarado nos termos seguintes: "A quantia de 386$000 reis, em que fôra orçada a obra da Bibliotheca da Eschola de Medicina, não chegou para ella se completar, porque, alem da pintura, que não foi contemplada no orçamento, acrescerão despezas com outros objectos, que não tinhão sido previstos, como seja o refazer parte do fôrro, do soalho etc. Tambem, estão ainda por concluir-se os arranjos necessarios ao Laboratorio Chimico da mesma Eschola, como já tive a honra de fazer ver a V. Ex.ª no meu officio de 2 de Maio do corrente anno. E como o Tenente Paulo Luiz de Menezes, Administrador das Obras publicas, me tenha dito, que provavelmente haverá algum saldo da quantia, em que fôra orçada a obra do Amphitheatro Anatomico, a qual esta a finalizar-se, rogo a V.Ex.ª, seja servido authorizar o dito Administrador para que applique esse saldo ao complemento das mencionadas obras da Bibliotheca e Laboratorio Chimico."

Terça-feira, 8 de agosto - Pelas 11 horas da manha de hoje, o diretor Paula encaminhou ao presidente Pinheiro o parecer da comissão de lentes da Faculdade, relativo ao exame do estado de saúde de empregados da Contadoria da Fazenda: "Tenho a honra de enviar a V.Ex.ª o incluso parecer da Comissão, que em virtude do officio de V.Ex.ª de 20 de julho passado, nomeei para examinar o estado de saude dos empregados da Contadoria da Fazenda, João Nicoláo de Oliveira e Joaquim Barbosa Cabral."

No frontispício do ofício foi consignado o seguinte despacho:"Transmittido o parecer ao Inspector da Fazenda em 9 de Agosto de 1842"

Sexta-feira, 19 de Agosto - Sobre o exame das águas minerais de Itapicuru, assim se reportou o presidente da província da Bahia ao diretor da Faculdade de Medicina: "Tendo este governo pelo que dispoem o artigo unico da Lei Provincial n.º 174 de 20 de Junho ult.º, de mandar examinar a qualidade, e propriedade das aguas minerais de Itapicurú, por huma Comissão de pessôas entendidas, cumpre que V.S., ouvindo a Escola de Medicina, me indique o meio que acha mais proprio para se levar a effeito o dito exame."

Quarta-feira, 24 de agosto - O presidente Pinheiro concedeu licença, por razões valetudinárias, nesta data, ao lente Alexandre José de Queiroz*, em atenção à sua petição, sem data, assim escrita:"Alexandre José de Queiroz, Lente substituto da Faculdade de Medicina desta Cidade, tendo pessôas de sua familia gravemente doentes, e não havendo no lugar de sua residencia medico algum, e por isso correndo risco a vida dessas pessôas que lhe são caras, quer ir vê-las, e medica-las; e como o não pode fazer sem licença,
P. a Vossa Excellencia seja servido conceder-lh'a por trinta dias."

*Em 1836, foi aprovado cirurgião nesta Faculdade. Graduado pela Universidade de Pisa em 1840. Será Lente de Patologia Interna em 1853 e no ano de 1871 será sucedido por Demétrio Ciríaco Tourinho. Falecerá em 1883.

Sexta-feira, 19 de agosto - Na manhã deste dia, arribou ao molhe-cais do porto da cidade da Bahia o vapor inglês Broad Oak, vindo de Liverpool, trazendo a bordo, pela vez primeira, o médico Dr. John Ligertwood Paterson*.
No dia seguinte, o moço inglês solicitou à polícia desta cidade o título de residencia nesta capital. Assim está lavrado o documento: "Aos vinte dias do mes de Agosto de mil oitocentos equarenta e dous annos, em presença do Dezembargador Chefe da Policia da Provincia Antonio Simões da Silva compareceo n'esta Secretaria da Policia John L. Paterson Subdito Portuguez, Natural digo Ingles, Natural da Inglaterra, idade vinte e dous annos, solteiro, vive de ser Medico, veio para o mesmo fim, declarou residir na rua dos Barris casa de rossa; eter chegado a esta Cidade no dia desenove do mes de Agosto do anno corrente no Navio Ingles Broad Oak vindo de Liverpool. Apresentou documento que ficou archivado; obteve titulo de residencia pelo praso de hum anno. Epara cumprimento do exposto assignou o presente. Eu Manoel Joaquim Garcia oescrevy.

John L. Paterson"

À margem superior esquerda do documento em tela estava registado "Estatura alta. Cor alva. Cabellos louros. Olhos az. Nariz reg. Boca reg. Barba serrada. Rosto comprido."
À margem superior direita do mesmo manuscrito, estava exarado: "Foi reformado para sempre em 28 de Julho de 1845"

*John Ligertwood Paterson, nasceu em 14 de setembro de 1820 no condado de Aberdeen, na Escócia, onde graduou-se em medicina no dia 28 de abril de 1841. Antes de chegar à cidade da Bahia, em 19 de agosto de 1842, exerceu sua profissão de médico na capital da Paraiba. Na cidade da Bahia falecerá em 9 de dezembro de 1882.
Com Otto Edward Henry Wucherer, nascido na cidade do Porto em 7 de julho de 1820, filho de pai alemão e mãe flamenga, e ao lado de José Francisco da Silva Lima, nascido em 15 de janeiro de 1826, na aldeia de Vilarinho, em Portugal, serão os precursores da medicina experimental no Brasil, no âmbito das moléstias tropicais, na segunda metade do século XIX, formando a notável Escola Tropicalista da Bahia.

Quinta-feira, 1º de setembro - A Faculdade de Medicina da Bahia, por intermédio do seu diretor e dos lentes Fortunato da Costa Dormund e Manuel Mauricio Rebouças, respondeu ao presidente da província que :" A Commissão encarregada de responder ao Officio do Excellentissimo Presidente da Provincia de de 19 de Agosto dirigido ao Director desta Escola afim de q.'este, ouvindo a sobredita Escola, lhe indique o meio q.' acha mais proprio p.ª levar a effeito o exame da qualidade e propriedades das agoas mineraes de Itapicurú, mandado proceder pela lei Provincial n.º 174 de 20 de Junho ult.º, julga que o meio mais proprio p.ª se preencher ofim da supracitada Lei, he nomear o Excellentissimo Presidente huma Commissão de dous ou trez membros peritos em conhecimentos chimicos, e exercitados em experiencias dessa natureza, os quaes levando consigo os reactivos e aparelhos q.' julgarem necessarios p.ª execução dos processos. q.' tem de por em practica, se dirijão ao lugar das vertentes das mencionadas agoas, p.ª ahi procederem aosobred.º exame, não podendo-se por esta Faculdade propor o processo ou methodo de analise q.' se deverá executar. porque este só será determinado avista da natureza das agoas."

Sábado, 10 de setembro - Oficiou o diretor ao presidente da província, esclarecendo que "...o melhor meio de conseguir o exame das aguas mineraes de Itapicurú, hé nomear V.Ex.ª dous outros peritos em conhecimentos chimicos, ..."

Segunda-feira, 12 de setembro - O presidente Pinheiro oficiou ao diretor Paula propondo que indicasse as pessoas que achasse mais habilitadas.

Quinta-feira, 22 de setembro - O diretor Paula, em ofício de hoje, comunicou ao presidente da provincia: "...tenho a honra de propor a v. Ex.ª para o mencionado fim o Dr. Eduardo Ferreira França, o Pharmaceutico Manoel Rodrigues da Silva, e o Dr. Ignacio Moreira do Passo, o primeiro e o segundo, por serem versados tanto na theoria como na pratica da Chimica, a qual professão na Faculdade de Medicina; o terceiro porque, tendo tambem estudado a Sciencia, pode coadjuvar aos dous primeiros, e facilitar-lhes pelo conhecimento, que tem d'aquelles logares, de onde he filho. Cumpre, porem levar ao conhecimento de V. Ex.ª que tendo, tanto o Dr. Eduardo, como o Pharmaceutico Rodrigues, importantes funcções a desempenhar na Eschola de Medicina, não podem, sem prejuizo do ensino publico, proceder ao exame em questão antes de findarem os exercicios do presente anno lectivo."

Sábado, 24 de setembro - A respeito das condições da cadeia desta cidade da Bahia, o diretor da Faculdade de Medicina da Bahia dirigiu hoje pela manhã o seguinte ofício ao presidente da província: "Para poder com conhecimento de causa responder o officio, que V.Ex.ª me dirigio em 15 do corrente e acompanhado de outro do Dezembargador Chefe de Policia, que devolvo, fui a cadeia desta Cidade; e o terrivel estado em que se acha a enchovia, a qual, alem de summamente immunda, he em varias partes verdadeiro charco, mostra a necessidade, que tem, de ser melhorada.
O que mais conviria á saude dos prezos he que ella fôsse assoalhada; mas nem o edificio me parece offerecer para isto proporções, nem tal fôsse isto compativel com a segurança do estabelecimento.
Quanto ao ladrilho, que requer o Carcereiro, posto que, sendo bem feito, facilita até certo ponto o escoamento das aguas, não me parece todavia muito conveniente; porquanto, penetrando-se facilmente os tijolos dos liquidos, que sobre elles cahem, continuaria a enchovia a apresentar hum estado de humidade bastante prejudicial á saude, sobre tudo n'hum clima quente e n'hum local summamente acanhado para o grande numero de pessoas, que costuma conter.
Ávista do exposto, creio que o mais conveniente seria lagear a enchovia; comtanto porem que as lages fossem lisas, duras, e pouco porosas: as de marmore optimamente servirião. D'esta arte poder se hia lavar repetidas vezes aquella prizão, e conserval-as no preciso gráo de asseio e secura, este meio, alem de mais saúdavel, seria tambem mais economico, attenta a facilidade com que se estragão os tijolos."

Sábado, 15 de outubro - Comunicado do diretor Paula sobre a nomeação de lentes da Faculdade para examinarem o estado de saúde de empregado da Tesourara da Fazenda, foi enviado nesta data ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios do Império: "Tenho a honra de participar a Vossa Excellencia, que se achão nomeados os Doutores João Antunes de Azevedo Chaves, Manoel Ladisláo Aranha Dantas, e Alexandre José de Queiroz, para examinarem o estado de saude do empregado da Thezouraria da Fazenda Francisco de Paula Abreu e Seixas, como foi ordenado pelo officio de Vossa Excellencia de 11 do corrente; e que esse exame deve ter lugar nestas Eschola no dia 19 do mesmo mez pelas dez horas da manhã."

Quinta-feira, 20 de outubro - A respeito do exame de saúde do empregado da Tesouraria da Fazenda, o diretor da Faculdade assim se reportou, nesta data, ao presidente da província: "Passo ás mãos de Vossa Excellencia a inclusa informação que acabo de receber da Junta Medica nomeada para examinar o estado de saude do empregado da Thezouraria da Fazenda Francisco de Paula Abreu e Seixas."

Quarta-feira, 29 de dezembro - Pelas 3 horas da tarde de hoje, o presidente Pinheiro recebeu do diretor Paula o seguinte ofício: "Tendo chegado de França na barca Aline um caixão com a marca M&C contendo livros e periodicos medicos para a Eschola de Medicina, vou solicitar de Vossa Excellencia as necessarias ordens, para que sejão despachados livres de direitos, não só estes objectos, como tambem a continuação dos mesmos periodicos, que tem de ser enviados, tanto de França, como de Inglaterra e da Italia, á medida que forem semanaria ou mensalmente saindo."

Quinta-feira, 30 de dezembro - Nesta data, o tesoureiro da Faculdade de Medicina apresentou o seguinte demonstrativo: "Existião em poder do Thezour.º da Faculdade, pertencentes á receita particular da Bibliotheca (compra de livros) no dia 30 de Dezembro de 1842 - Rs.
Despezas, que se vão fazendo com compra e encadernação de livros -

Dezembro 30 - Á casa do Meuron, por varias obras de Medicina vindas do Havre na barca Aline -------- " 50$735.

Quinta-feira, 30 de dezembro - Pelas 10 horas da manhã de hoje, o amanuense da secretaria da Faculdade de Medicina da Bahia perlustrou as teses defendidas no ano corrente. As proposições foram as seguintes:

1- "Joaquim Sobral Pinto - Cadeira: Therapeutica - Dissertações: Considerações sobre o uso e propriedades do café - Bahia - Typ. José da C. Villaça - 1842 - Data da defeza: 8 de Agosto."
2- "Bernadino José Barbosa de Oliveira e Almeida - Cadeira: Clinica Obstetrica - Dissertações: Há superfetação? Observações - Bahia - Typ. A. Gentil - 1842 - Data da defeza: 17 de Novembro."
3- "Alexandre Braulio Magalhães Taques - Cadeira - Pathologia Geral - Dissertações: Proposições sobre Sciencias Medicas - Bahia - Typ. J. A. Portella - 1842 - Data da defeza: 18 de Novembro."
4- "Severiano Lopes de Sampaio - Cadeira: Pathologia Geral - Dissertações: Sobre diathese escrophulosa - Bahia - Typ. do Correio Mercantil - 1842 - Data da defeza: 19 de Novembro."
5- "José Joaquim Rodrigues - Cadeira: Hygiene - Dissertações: A vaccina ou variola vaccinal considerada como preservativo da bexiga -
6- "Arnaldo Ernesto Rodolpho - Cadeira: Pathologia Geral - Dissertação sobre as idades e suas mollestias peculiares e condições geraes sobre a educação - Bahia - Typ. Galdino José Bezerra - 1842 - Data da defeza: 23 de Novembro."
7- "Francisco José da Silva Porto - Cadeira: Hygiene Infantil - Dissertações: Proposições sobre o alleitamento e alguns ramos da sciencia medica - Bahia - Typ. José C. Villaça - 1842 - Data da defeza: 24 de Novembro."
8- "Innocencio Joaquim de Abreu - Cadeira: Pathologia Medica - Dissertações: Considerações sobre o aborto digo sobre o cancro - Bahia. José. F. Franco Lima - 1842 - Data da defeza: 25 de Novembro."
9- "Antonio de Cerqueira Pinto* - Cadeira: Pathologia Geral - Dissertações: Proposições sobre Sciencia Medica - Bahia - Typ. J. A. Portella - 1842 - Data da defeza: 23 de Novembro."
10- "Guilherme Pereira Rebello - Cadeira: Hygiene - Dissertações: Considerações sobre as influencias da religião e particularmente a religião christã sobre a saude publica e privada. Verificação - Bahia - Typ. A. Gentil - 1842 - Data da defeza: 28 de Novembro."


*Dr. Antonio Cerqueira Pinto, filho do tenente- coronel do mesmo nome e de D. Anna Joaquina da Trindade Cerqueira, nasceu na Fazenda do Magalhães, estrada de São Gonçalo dos Campos, a 12 de novembro de 1819. Graduou-se em medicina em 26 de novembro de 1842 e estudará três anos na Europa. Unir-se-á em himeneu com D. Anna Fausta dos Santos Castro. Será deputado provincial e lente substituto. Terá papel importante no combate a epidemia de cólera em Itaparica e no Curralinho em 1855. Escreverá a Memória
Histórica sobre a Faculdade de Medicina da Bahia relativa ao ano de 1864. Será o melhor amigo do Dr. Antonio José Alves, genitor do imortal poeta Castro Alves. Dos seus três ilustre filhos, distinguir-se-á o primogênito, o general Dionísio Evangelista de Castro Cerqueira, herói na guerra do Paraguai. Falecerá o Dr. Antonio Cerqueira Pinto a 17 de outubro de 1895.

FONTES

FONTE PRIMÁRIA - DOCUMENTOS MANUSCRITOS ORIGINAIS E INÉDITOS

1- Arquivo Público do Estado da Bahia - Guia do Império - Série Instrução - Ensino Superior - Seção de Arquivo Colonial e Provincial - Caixa nº 1649 - Maço nº 4046-1 - Faculdade de Medicina da Bahia - (1832-1849).
2- Arquivo Público do Estado da Bahia - Seção de Arquivo Colonial e Provincial - Polícia - Títulos de Residência dos estrangeiros (1842-1843) - Nº 5659 - Fl. 186.
3- Faculdade de Medicina da Bahia - Arquivo e Biblioteca do Memorial da Medicina Brasileira - Acesso: 01.06.05.45
4- Faculdade de Medicina da Bahia - Arquivo e Biblioteca do Memorial da Medicina Brasileira - Livro "THESES DA BAHIA - 1º volume - pp. 3- 3v.


 

Voltar para História da Medicina