HISTÓRIA DA MEDICINA artigo 29
Memória Histórica do Colégio Médico-Cirúrgico da Cidade da Bahia – (1816)
Dr. Antonio Carlos Nogueira Britto
Vice-presidente do Instituto Bahiano de História da Medicina e Ciências Afins.
Fundado em 29 de novembro de 1946
OS TERMOS DE EXAMES E ACTOS DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO MÉDICO-CIRÚRGICO DA CIDADE DA BAHIA NO ANO DE 1816

O teor da abertura do livro de lavratura dos termos de Exames e Atos dos estudantes do Colégio Médico-Cirúrgico da Cidade da Bahia no ano de 1816 esta consignado na seguinte forma: “Livro 1º dos Exames / Este livro, que serve para se lançarem os termos dos Exames, e Actos dos Estudantes do Collegio-medico-cirurgico tem trezentas, e quarenta e sete folhas, e vai rubricada pelo Lente José Avellino Barboza, e para constar fizemos este termo que, assignamos. Bahia 18 de Junho de 1816.

Antonio Ferreira França
D.r José Avellino Barboza
Manoel Jozé Estrella

José Alvares do Amaral.”

Cf. Faculdade de Medicina da Bahia, ao Largo do Terreiro de Jesus, da Universidade Federal da Bahia.
Biblioteca e Arquivo do Memorial da Medicina Brasileira – Livro dos Termos de Exames e Atos dos Estudantes do Colégio Médico-Cirúrgico da Cidade da Bahia – (1816-1847) – p.1.

ANATOMIA

“Aos sete dias do mez de Dezembro do Anno de mil oito centos, e deseseis comparecerão na Salla dos Exames os Alumnos Antonio Jozé de Souza e Aguiar, Francisco Sabino da Rocha Vieira, Fortunato Candido da Costa Dormund, e Francisco de Paula de Araujo para serem examinados em turma no ponto de Anatomia theorica, que de vespera havião tirado: e depois de serem perguntados pelos Lentes Examinadores Antonio Ferreira França, José Avellino Barboza, e Manuel Jozé Estrella debaixo da Prezidencia do Lente José Alvares do Amaral, forão todos por votos secretos Approvados N. D. Em fé do que fiz como Secretario tambem do Real Collegio este Assento, que assigno em duas qualidades com os outros Lentes acima referidos. Bahia sete de Dezembro 1816. Fizerão e forão os dittos Alumnos Approvados no Exame de Anatomia pratica no dia quatorze do mez, e anno mencionado; ficando obrigados á organizarem, e apprezentarem no fim do anno proximo vindouro hum esqueleto cada hum. Os dous ultimos apprezentarão esqueletos no dia 2 de Dezembro de 1817.

M.el Jozé Estrella
Antonio Ferreira França
D.r José Avellino Barboza

José Alvares do Amaral.”

Cf. Op. cit. p. 2.”

“Aos nove dias do mez de Dezembro do anno de mil oitocentos, e deseseis comparecerão os Estudantes Antonio Torquato Pires de Figuerêdo, Francisco Marcellino Gesteira, Manuel Bernardino de Souza, e Bernardo Alvares de Araujo na Salla dos Exames para serem examinados em turma no ponto de Anatomia theorica que de vespera havião tirado: e depois de serem perguntados pelos Lentes Examinadores Antonio Fereira França, José Avellino Barboza, e Manuel Jozé Estrella debaixo da Prezidencia do Lente José Alvares do Amaral, forão todos por votos secretos Approvados N. D. Em fé do que fiz, como Secretario igualmente do Real Collegio este Assento, o qual assigno em ambas qualidades com os outros Lentes acima referidos. Bahia nove de Dezembro 1816. Fizerão, e forão Approvados os ditos Estudantes no Exame de Anatomia pratica no dia quatorze do mesmo mez, e anno; ficando obrigados á organizarem, e apprezentarem no fim do anno proximo vindouro hum esqueleto cada hum. Os trez primeiros apprezentarão seus esqueletos no dia 2 de Dezembro 1817.

M.el Jozé Estrella
Antonio Ferreira França
D.r José Avellino Barboza

José Alvares do Amaral.”

Cf. Op. cit. p. 2.”

“Aos onze dias do mez de Dezembro de mil oito centos e deseseis comparecerão na
Salla dos Exames os Estudantes Manuel Fernandes Vellozo, Joaquim Pereira da Fonceca, João Gonçalves dos Santos, e Ignacio Rodrigues Gomes para serem examinados em turma no ponto, que de vespera havião tirado; e depois de serem perguntados pelos Lentes Examinadores Antonio Ferreira França, José Avellino Barboza, e Manuel Jozé Estrella debaixo da Prezidencia do Lente José Alvares do Amaral, forão todos por elles em votos secretos Approvados N. D. Em fé do que, como Secretario, que igualmente sou do Real Collegio, fiz este Assento, que assigno em ambas as qualidades com os Lentes acima referidos. Bahia onze de Dezembro 1816. Fizerão, e forão Approvados os ditos Estudantes, no Exame de Anatomia pratica no dia quatorze do mesmo mez, e anno; ficando obrigados á organizarem, e apprezentarem no fim do anno proximo vindouro hum esqueleto cada hum. Os dous ultimos apprezentarão seus esqueletos no dia 2 de Dezembro 1817.

Antonio Ferreira França
M.el Jozé Estrella
D.r José Avellino Barboza

José Alvares do Amaral.”

Cf. Op. cit. pp. 2v-3.

“Aos treze dias do mez de Dezembro de mil oito centos, e deseseis comparecerão na Sala dos Exames os Estudantes Manuel Antonio Pires, Jonathas Abbot, e Francisco do Rêgo Barros para serem examinados no ponto, que de vespera havião tirado em turma: e depois de serem perguntados pelos Lentes Examinadores Antonio Ferreira França, José Avellino Barboza, e Manuel José Estrella debaixo da Prezidencia do Lente José Alvares do Amaral, forão por elles em votos secretos Approvados N. D. Em fé do que, como Secretario, que igualmente sou do Real Collegio, fiz este Assento, que assigno em ambas as qualidades com os outros Lentes acima declarados. Bahia treze de Dezembro 1816. Fizerão, e forão Approvados todos no Exame de Anatomia pratica no dia quatorze do mesmo mez, e anno; ficando obrigados á organizarem e apprezentarem no fim do anno proximo vindouro hum esqueleto cada hum. Os dous primeiros apprezentarão seus esqueletos no dia 2 de Dezembro 1817.

Antonio Ferreira França
M.el Jozé Estrella
D.r José Avellino Barboza

José Alvares do Amaral.”

Cf. Op. cit. pp. 3-3v.

PHYZIOLOGIA

“Aos deseseis dias do mez de Dezembro de mil oito centos e deseseis, comparecerão na Salla dos Exames os dous Alumnos do Segundo Anno Antonio Jozé de Souza e Aguiar, e Francisco Sabino da Rocha Vieira para serem examinados sobre o ponto de Phyziologia, que por sorte havião tirado na vespera: e depois, de lerem cada hum sua dissertação e de serem perguntados pelos Lentes Examinadores Antonio Ferreira França, José Avellino Barboza e José Alvares do Amaral debaixo da Prezidencia do Lente Manuel Jozé Estrella forão por elles Approvados N. D. E eu, que igualmente sou Secretario do Collegio faço este Assento, que assigno em ambas as qualidades. Bahia deseseis de Dezembro 1816.

Antonio Ferreira França
M.el Jozé Estrella
D.r José Avellino Barboza

José Alvares do Amaral.”

Cf. Op. cit. pp. 3v-4

“Aos desoito dias do mez de Dezembro de mil oito centos e deseseis comparecerão na Salla dos Exames os Estudantes do Segundo Anno Fortunato Candido da Costa Dormund, e Francisco de Paula de Araujo para serem examinados sobre o ponto de Phyziologia, que havião por sorte tirado na vespera e depois de lerem cada hum sua dissertação, e de serem perguntados pelos Lentes Examinadores Antonio Ferreira França, José Avellino Barboza, e José Alvares do Amaral debaixo da Prezidencia do Lente José, digo, Manuel Jozé Estrella, forão por elles Approvados N. D. E eu que igualmente sou Secretario do Collegio fiz este Assento que assigno em ambas as qualidades com os Lentes acima referidos. Bahia 18 de Dezembro 1816.

Antonio Ferreira França
Manoel Jozé Estrella
D.r José Avellino Barboza


José Alvares do Amaral.”

Cf. Op. cit. p. 4.

“Aos desanove dias do mez de Dezembro de mil oito centos e deseseis comparecerão na Sala dos Exames os Estudantes Bernardo Alvares de Araujo, e Francisco Marcellino Gesteira para serem examinados sobre o ponto de Phyziologia, que havião tirado: e depois de lerem cada hum sua dissertação, e de serem perguntados pelos Lentes Examinadores Antonio Ferreira França, José Avelino Barboza, e José Alvares do Amaral debaixo da Prezidencia do Lente Manuel Jozé Estrella foi (sic) por elles Approvados N. D. E eu, que igualmente sou Secretario do Collegio fiz este Assento que assigno em ambas as qualidades com os outros Lentes acima referidos. Bahia 19 de Dezembro 1816.

Antonio Ferreira França
M.el Jozé Estrella
D.r José Avellino Barboza

José Alvares do Amaral.”

Cf. Op. cit. pp. 4-4v.

“Aos vinte dias do mez de Dezembro de mil oito centos e deseseis comparecerão na Sala dos Exames os Estudantes do Segundo Anno Manuel Bernardino de Souza Figueredo, e Antonio Torquato Pires de Figueredo para serem examinados no ponto de Phyziologia, que havião tirado: e depois de lerem cada hum sua dissertação, e de serem perguntados pelos Lentes Examinadores Antonio Ferreira França, José Avelino Barboza, e José Alvares do Amaral, debaixo da Prezidencia do Lente Manuel Jozé Estrella, forão por elles Approvados N. D. E eu, que sou Secretario do Collegio fiz este Assento, que assigno em ambas as qualidades com os outros Lentes acima referidos. Bahia 20 de Dezembro 1816.

Antonio Ferreira França
M.el Jozé Estrella
D.r José Avellino Barboza

José Alvares do Amaral.”

Cf. Op. cit. p. 4v.

Voltar para História da Medicina