HISTÓRIA DA MEDICINA artigo 36

Memória Histórica do Colégio Médico-Cirúrgico da Cidade da Bahia – 1818

Dr. Antonio Carlos Nogueira Britto
Vice-presidente do Instituto Bahiano de História da Medicina e Ciências Afins.
Fundado em 29 de novembro de 1946

Termos de Exames e Atos dos Estudantes do Colégio Médico-Cirúrgico da Bahia no Ano de 1818

Os exames dos estudantes do Colégio desta cidade, no ano de 1818, estão registados no livro de “Termos de Exames e Actos dos Estudantes do Collegio Medico-Cyrurgico da Cidade da Bahia” – 1816-1847 - do acervo da Biblioteca e Arquivo do Memorial da Medicina Brasileira, na Faculdade de Medicina da Bahia, no Terreiro de Jesus, da Universidade Federal da Bahia. Cf. pp. 7-10.

Estão registrados no seguinte teor:

“Aos quatro dias do mez de Dezembro do anno de mil oitocentos e dezoito comparecerão na Sala dos Exames os Estudantes do Primeiro Anno Bernardino Ferreira Nobrega, Victorino Pedro de Alcantara, e Francisco de Paula de Sancta Ritta para serem examinados no ponto de Anatomia theoretica, que havião tirado: e depois de serem perguntados pelos Lentes Manuel Jozé Estrella e Jozé Alvares do Amaral debaixo da Prezidencia do Lente Jozé Soares de Castro forão por elles N. D. approvados. E eu, que igualmente sou Secretario do Collegio fiz este Assento, que assignei em ambas as qualidades com os outros Lentes mencionados. Bahia 4 de Dezembro de 1818.

Fizerão todos os referidos acima exame practico de Anatomia, e forão Approvados no dia seis de Março do anno de 1819. Apprezentarão igualmente o esqueleto.

Manoel Jozé Estrella

Jozé Alvares do Amaral”.

“Aos cinco dias do mez de Dezembro do anno de mil oitocentos e dezoito compareceo na Sala dos Exames o Estudante Jozé Polybio de Oliveira para ser examinado no ponto de Physiologia, que havia tirado e depois de defender sua Dissertação, e de ser perguntado pelos Lentes Examinadores Antonio Ferreira França, e Manuel Jozé Estrella debaixo da Prezidencia do Lente Jozé Soares de Castro, foi por elles Approvado N.D. E eu, que igualmente sou Secretario do Collegio fiz este Assento, que assignei com os outros Lentes acima relacionados. Bahia 5 de Dezembro de 1818

Antonio Ferreira França

Manoel Jozé Estrella
Jozé Alvares do Amaral”.

“Aos sete dias do mez de Dezembro do anno de mil oitocentos e dezoito compareceo na Sala dos Exames Jonathas Abbot para ser examinado no ponto das Materias do Terceiro Anno, que havia tirado: e depois de defender sua Dissertação, e de ser perguntado pelos Lentes Examinadores Jozé Avelino Barboza, e Jozé Alvares do Amaral debaixo da Prezidencia do Lente Antonio Ferreira França, foi por elles Approvado N.D., E eu, que igualmente sou Secretario do Collegio, fiz este Assento, que assigno em ambas as qualidades com os outros Lentes referidos. Bahia 7 de Dezembro de 1818

Antonio Ferreira França

D.r Jozé Avellino Barboza
Jozé Alvares do Amaral”.

“Aos nove dias do mez de Dezembro do anno de mil oitocentos e dezoito compareceo na Sala dos Exames Francisco de Paula de Araujo para ser examinado no ponto das Materias do Quarto Anno, que havia tirado: e depois de perguntado pelos Lentes Examinadores Jozé Soares de Castro, e Jozé Alvares do Amaral debaixo da Prezidencia do Lente Manuel Jozé Estrella, foi por elles Approvado N. D. E eu, que igualmente sou Secretario do Collegio, fiz este Assento, que assignei em ambas as qualidades com os outros Lentes referidos. Bahia 9 de Dezembro de 1818.

Manoel Jozé Estrella
Jozé Alvares do Amaral”.

“Aos dez dias do mez de Dezembro do anno de mil oitocentos e dezoito compareceo na Sala dos Exames Fortunato Candido da Costa Dormund para examinado no ponto das Materias do Quarto Anno que havia tirado: e depois de defender sua Dissertação, e de ser perguntado pelos Lentes Examinadores Jozé Avelino Barboza, e Jozé Soares de Castro debaixo da Prezidencia do Lente Manuel Jozé Estrella, foi por elles Approvado N. D. E eu, Secretario do Collegio fiz este Assento, que assignei com os dittos Lentes. Bahia 10 de Dezembro de 1818.

D.r Jozé Avellino Barboza

Manoel Jozé Estrella
Jozé Alvares do Amaral”.

“Aos onze dias do mez de Dezembro do anno de mil oitocentos e dezoito compareceo na Sala dos Exames Francisco Marcellino Gesteira para ser examinado no ponto das Materias do Quarto Anno, que havia tirado: e depois a sua Dissertação e de ser perguntado pelos Lentes Examinadores Jozé Soares de Castro, e Jozé Alvares do Amaral debaixo da Prezidencia do Lente Manuel Jozé Estrella, foi por elles Approvado N. D. E eu, que igualmente sou Secretario do Collegio fiz este Assento, que assignei com os outros ditos Lentes. Bahia 11 de Dezembro de 1818.

Manoel Jozé Estrella
Jozé Alvares do Amaral”.

“Aos dôze dias do mez de Dezembro ao anno de mil oitocentos e dezoito compareceo na Sala dos Exames Antonio Torquato Pires de Figueredo para ser examinado no ponto das Materias do Quarto Anno que havia tirado: e depois de defender a sua Dissertação, e de ser perguntado pelos Lentes Examinadores, Jozé Soares de Castro, e Jozé Álvares do Amaral debaixo da Prezidencia do Lente Manuel Jozé Estrella, foi por elles Approvado N. D. E eu, que igualmente sou Secretario do Collegio, fiz este Assento em ambas as qualidades (sic) com os outros Lentes ditos. Bahia 12 de Dezembro de 1818.

Jozé Soares de Castro

Manoel Jozé Estrella
Jozé Alvares do Amaral”.

“Aos deseseis dias do mez de Dezembro do anno de mil oitocentos e dezoito compareceo na Sala dos Exames Manuel Antonio Pires para ser examinado no ponto das Materias do Terceiro Anno que havia tirado: e depois de defender a sua Dissertação, e de ser perguntado pelos Lentes Examinadores Jozé Avelino Barboza e Manuel Jozé Estrella debaixo da Prezidencia do Lente Jozé Alvares do Amaral, foi Por elles Approvado N. D. E eu, que igualmente sou Secretario do Collegio, fiz este Assento em ambas as qualidades que assignei com os outros Lentes ditos. Bahia 16 de Dezembro de 1818.

D.r Jozé Avelino Barboza

Manoel Jozé Estrella
Jozé Alvares do Amaral”.

“Aos desesete dias do mez de Dezembro do anno de mil oitocentos e dezoito compareceo na Sala dos Exames Ignacio Rodrigues Gomes para ser examinado no ponto das Materias do Terceiro Anno que havia tirado: e depois de defender a sua Dissertação, e de ser perguntado pelos Lentes Examinadores Jozé Avelino Barboza e Jozé Soares de Castro debaixo da Prezidencia do Lente Jozé Alvares do Amaral, foi por elles Approvado N. D. E eu, que igualmente sou Secretario do Collegio, fiz este Assento em ambas as qualidades que assignei com os outros Lentes ditos. Bahia 17 de Dezembro de 1818.

D.r Jozé Avelino Barboza

Jozé Soares de Castro
Jozé Alvares do Amaral”.

“Aos dezoito dias do mez de Dezembro do anno de mil oitocentos e dezoito compareceo na Sala dos Exames João Gonçalves dos Sanctos para ser examinado no ponto das Materias do Terceiro Anno que havia tirado: e depois defender a sua Dissertação, e de ser perguntado pelos Lentes Examinadores Jozé Avelino Barboza, e Manuel Jozé Estrella debaixo da Prezidencia do Lente Jozé Alvares do Amaral, foi por elles Approvado N. D. E eu, que igualmente sou Secretario do Collegio, fiz este Assento em ambas as qualidades que assignei com os outros ditos Lentes. Bahia 18 de Dezembro de 1818.

D.r Jozé Avelino Barboza

Manoel Jozé Estrella
Jozé Alvares do Amaral.”

 
Voltar para História da Medicina