HISTÓRIA DA MEDICINA artigo 49

Memória Histórica do Colégio Médico-Cirúrgico da Cidade da Bahia – 1820

Dr. Antonio Carlos Nogueira Britto
Vice-presidente do Instituto Bahiano de História da Medicina e Ciências Afins.
Fundado em 29 de novembro de 1946

TERMOS DE EXAMES E ATOS DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO MÉDICO-CIRÚRGICO DA CIDADE DA BAHIA NO ANO DE 1820

Na segunda-feira, 11 de janeiro de 1820, congregou-se o Colégio Médico–Cirúrgico da cidade da Bahia em uma sala da Mesa da Casa da Santa Misericórdia. Lavrou-se a seguinte ata relativa aos exames e atos dos estudantes do dito Colégio: - “Quinto Anno” - “Aos onze dias do mez de Janeiro de mil oito centos e vinte no Palacio, e na Prezença do Ill. mo e Ex.mo Senhor Conde de Palma do Conselho de sua Mag.e Governador desta Provincia, e Inspector Geral dos Estudos se congregarão os Lentes da Eschola medico-cirurgica Antonio Ferreira França, Jozé Avelino Barboza Manuel Jozé Estrella, Jozé Soares de Castro, Manuel da Silveira Rodrigues, e Jozé Alvares do Amaral; e por elles doi ditto, que Francisco de Paula de Araujo e Almeida, filho de Francisco de Paula de Araujo, natural desta Cidade por vinte e um dias continuos. principiados em quatorze de Dezembro até trez do corrente Janeiro fez por escripta em suas prezenças os diarios de cinco doentes de Medicina. e Cirurgia, os quaes diarios forão vistos e examinados á cabeceira dos mesmos doentes por elles Lentes, conforme o Cap.º 5.º Tit. 5.º Part. 1.ª dos Estatutos da Universidade de Coimbra mandados interinamente observar pelo Exc.mo Senhor Conde Governador nestes Exames do quinto anno, e do mesmo modo que já o tinhão sido nos anteriores pelo Officio de 11 de Dezembro de 1816 do Ill.mo Senhor Conde dos Arcos, então Governador desta Provincia: distribuidos á cada um dos Lentes os A. A. e os R. R., recolhidos os votos em escrutinio secreto e registados pelo mesmo Exc.mo Senhor, e o Lente de Pratica Jozé Avelino Barboza, foi Approvado Nemine Discrepante. E eu que igualmente sou Secretario da Eschola fiz este assento, que assignei, rubricado por S. Exc.ª e o Lente de Pratica acima mencionado. Bahia 11 de Janeiro de 1820.

Rubrica de Jozé Soares de Castro                      D.r Avellino Jozé Alvares do Amaral”

Segunda-feira, 11 de janeiro - “Aos onze dias do mez de Janeiro de mil oito centos e vinte no Palacio, e Prezença do Ill.mo e Exc.mo Senhor Conde de Palma do Conselho de S. M. Governador e Capp.m General desta Provincia, e Inspector Geral dos Estudos se congregarão os Lentes da Eschola Medico-ciurgica Antonio Ferreira França, Jozé Avelino Barboza, Manuel Jozé Estrella, Jozé Soares de Castro Manuel Silveira Rodrigues, e Jozé Alvares do Amaral; e por elles foi ditto, que Fortunato Candido da Costa Dormund filho de Jozé Ignacio da Costa, natural desta Cidade por vinte e um dias continuos, principiados em quatorze de Dezembro, e acabados a trez do corrente Janeiro fez por escripta em suas prezenças os diarios de cinco doentes de Medicina, e Cirurgia, os quaes diarios forão vistos e examinados á cabeceira dos mesmos doentes por elles Lentes conforme o Cap.º 5.º, Tit. 5.º P. e 1.ª dos Estatutos da Universidade de Coimbra mandados interinamente observar pelo Exc. mo Senhor Conde Governador nestes exames do quinto anno, do mesmo mez e, que o tinhão que o tinhão (sic) sido nos anteriores pelo Officio de 11 de Dezembro 1816 do Ill.mo e Exc.mo Senhor Conde dos Arcos então Governador desta Provincia: destribuidos a cada um dos Lentes os A. A. e os R. R., recolhidos os votos em escrutinio secreto e regulados pelo mesmo Exc.mo Senhor, o Lente de Pratica Jozé Avelino Barboza foi Approvado Nimine Discrepante. E eu que igualmente sou Secretario da Eschola fiz este assento que assignei, rubricado por S. Ex.ia , e o Lente de Pratica. Bahia 11 de Janeiro 1820.

Rubrica de Jozé Soares de Castro                      D.r Avellino Jozé Alvares do Amaral.”

Segunda-feira, 11 de janeiro - “Aos onze dias do mez de Janeiro de mil oitocentos e vinte no Palacio, e Prezença do Ill.mo e Exc.mo Senhor Conde de Palma do Conselho de S. Mag.e Governador, e Capp.m General desta Provincia, e Inspector Geral dos Estudos se congregarão os Lentes da Eschola Medico-cirurgica Antonio Ferreira França, Jozé Avelino Barboza, Manuel Jozé Estrella, Jozé Soares de Castro, Manuel Silveira Rodrigues e Jozé Alvares do Amaral, e por elles foi ditto, que Antonio Torquato Pires, filho de Manuel Pires de Figueredo, natural do Arraial do Tijuco Provincia de Minas Gerais, (atual cidade de Diamantina – N. A.) por vinte e um dias continuos, principiados em quatorze de Dezembro, e acabados em trez do corrente Janeiro fez por escripta o diario de cinco doentes de Medicina, e Cirurgia, os quaes diarios forão vistos e examinados á cabeceira dos mesmos doentes por elles Lentes, conforme o Cap.º 5.º Tit. 5.º Part. 1.ª dos Estatutos da Universidade de Coimbra mandado interinamente observar pelo Exc. mo Senhor Conde Governador nestes Exames do quinto anno, do mesmo modo que o tinhão sido nos anteriores pelo Officio de 11 de Dezembro de 1816 do Ill.mo e Ex.mo Senhor Conde dos Arcos então Governador desta Provincia nestes Exames do quinto anno, do mesmo modo que o tinhão sido nos anteriores pelo Officio de 11 de Dezembro de 1816 do Ill.mo e Ex.mo Senhor Conde dos Arcos então Governador desta Provincia: destribuidos á cada um dos Lentes os A. A. e os R. R. recolhidos os votos em escrutinio secreto, e regulados pelo Exc.º Senhor e o Lente de Pratica Jozé Avelino Barboza foi Approvado Nemine Discrepante. E eu que igualmente sou Secretario desta Eschola, fiz este assento, que assignei, rubricado por S. Exc.ª e o Lente de Pratica. Bahia 11 de Janeiro 1820.

Rubrica de Jozé Soares de Castro
D.r Avellino
                                                Alvares do Amaral.”

Segunda-feira, 11 de janeiro - “Aos onze dias do mez de Janeiro de mil oitocentos e vinte no Palacio, e Prezença do Ill.mo e Exc.mo Senhor Conde Palma (sic) do Conselho de S. M. Governador e Capp.m General desta Provincia, e Inspector Geral dos Estudos se congregarão os Lentes da Eschola medico-cirurgica Antonio Ferreira França, Jozé Avelino Barboza, Manuel Jozé Estrella, Jozé Soares de Castro, e Manuel da Silveira Rodrigues, e Jozé Alvares do Amaral; e por elles foi ditto, que Francisco Marcellino Gesteira, filho de Joaquim Jozé de Sant’Anna Gesteira, natural da Villa da Cachoeira por vinte e um dias continuos, principiados em quatorze de Dezembro; e acabados em trez do corrente Janeiro, fez por escripta os diarios de cinco doentes de Medicina, e Cirurgia, os quaes diarios forão vistos, e examinados á cabeceira dos mesmos doentes por elles Lentes, conforme o Cap. n.º 5 Tit. 5 Part. 1.ª dos Estatutos da Universidade de Coimbra mandados interinamente observar pelo Senhor Conde Governador, do mesmo modo que já o tinhão sido pelo Officio de 11 de Dezembro 1816 do Ill.mo e Exc.mo Senhor Conde dos Arcos então Governador desta Provincia: destribuidos á cada um dos Lentes os A. A. e os R. R. recolhidos os votos em escrutinio secreto, e regulados pelo mesmo Exc.mo Senhor, e o Lente de Pratica Jozé Avelino Barboza, foi Approvado Nemine Discrepante. E eu que igualmente sou Secretario da Eschola, fiz este assento, que assignei, rubricada por S. Exc.ª e o Lente de Pratica. B.ª 11 de Janeiro de 1820.

Rubrica de Jozé Soares de Castro
D.r Avellino
                                                 Jozé Alvares do Amaral”

Quarta-feira, 22 de novembro - “Aos vinte e dous dias do mez do Novembro de mil oito centos e vinte compareceo o Estudante João Antunes Ferreira para ser examinado em Anatomia pratica, e depois de ter feito a dissecção da parte, que por sorte lhe tocou. na prezença dos Lentes D.or Jozé Avelino Barboza, e Jozé Alvares do Amaral, debaixo da prezidencia do Lente Jozé Soares de Castro, e recolhidos os votos foi Approvado Nemine Discrepante. E eu que sou Secretario igualmente fiz este termo, que assignei em ambas as qualidades. Bahia 22 de Novembro de 1820.

D.r Jozé Avellino Barboza
Jozé Soares de Castro
Jozé Alvares do Amaral.”

Quarta-feira, 22 de novembro - “Aos vinte e dous dias do mez de Novembro de mil oitocentos e vinte compareceo o Estudante do Segundo anno João Jacinto de Alencastre para fazer o exame de Anatomia pratica, e depois de ser feito a dissecção da parte, que por sorte lhe havia tocado, na prezença dos lentes o D.or Jozé Avelino Barboza, e Jozé Alvares do Amaral debaixo da Prezidencia do Lente Jozé Soares de Castro, recolhidos os votos foi Approvado Nemine Discrepante: e eu que igualmente sou Secretario fiz este termo, que assigno em ambas as qualidades. B.ª 22 de Novembro 1820.

D.r Jozé Avellino Barboza
Jozé Alvares do Amaral.”

“Terceiro Anno”

Quarta-feira, 22 de novembro – “Aos vinte, e dous dias do mez de Novembro do anno de mil oitocentos e vinte, compareceo o estudante Victorino Pedro de Alcántara para ser examinado no ponto das materias de Terceiro anno, que de vespera havia tirado, e sendo perguntado pelos Lentes o D.or Jozé Avellino Barboza, e Jozé Alvares do Amaral debaixo da Prezidencia do Lente Antonio Ferreira França foi por elles Approvado Nemine Descrepante: E eu que sou Secretario igualmente fiz este termo, que assigno em ambas as qualidades. Bahia 22 de Novembro 1820.”

Antonio Ferreira França

D.r Jozé Avellino Barboza
Jozé Alvares do Amaral.”

Quinta-feira, 23 de novembro - “Aos vinte, e trez dias do mez de Novembro de mil oitocentos e vinte compareceo o estudante Bernardino Ferreira Nobrega para ser examinado no ponto das materias do terceiro anno, que de vespera havia tirado, e depois de defender sua dissertação, e de ser perguntado pelos Lentes examinadores o D.or Jozé Avelino Barboza, e Jozé Alvares do Amaral debaixo da prezidencia do Lente Antonio Ferreira França, foi por elles Approvado Nemine Discrepante. E eu que igualmente sou Secretario do Collegio fiz este termo, que assignei em ambas as qualidades com os outros Lentes acima mencionados. Bahia 23 de Novembro 1820.

Antonio Ferreira França
D.r Jozé Avellino Barboza
Jozé Alvares do Amaral.”

“4.º Anno”

Sexta-feira, 24 de novembro - “Aos vinte e quatro dias do mez de Novembro de mil oitocentos e vinte com pareceo o Estudante Repetente do Sexto Anno Francisco de Paula de Araujo para ser examinado no ponto de operaçoens que havia tirado de vespera, que faz uma prova do seu exame de Distincção para a Graduação de Formatura; depois de deffender uma Dissertação sobre Arte Obstetricia e de ser perguntado pelos Lentes Examinadores Jozé Soares e Jozé Alvares do Amaral foi por elles debaixo da Prezidencia do Lente D.or Manuel da Silveira Rodrigues e Approvado com Distincção Nemine Discrepante. E eu, que igualmente sou Secretario fiz este termo, que assignei em ambas as qualidades com os outros Lentes acima mencionados. Bahia 24 de Novembro 1820

D.r Manoel da Silveira Rodrigues
Jozé Soares de Castro
Jozé Alvares do Amaral.”

Sábado, 25 de novembro - “Aos vinte e cinco do mez de Novembro de mil e oitocentos e vinte compareceo o estudante Repetente Fortunato Candido da Costa Dormund para ser examinado no ponto de operaçoens que de vespera havia tirado, que faz parte de seu Exame de Distincção para a Graduação de Formatura: depois de defender defender uma Dissertação sobre arte obstetricia, e de ser perguntado pelos Lentes Examinadores Jozé Soares de Castro, e Jozé Alvares do Amaral debaixo da Prezidencia do Lente de operaçoens o D.or Manuel da Silveira Rodrigues foi por elles Approvado Nemine Discrepante com Distincção. E eu que egualmente sou Secretario fiz este termo, que assignei em ambas as qualidades com os outros Lentes acima mencionados. Bahia 25 de Novembro de 1820.

Dr. Manoel da Silveira Rodrigues
Jozé Soares de Castro
Jozé Alvares do Amaral.”

Sábado, 25 de novembro - “Aos vinte e cinco dias do mez de Novembro de mil oitocentos e vinte na Sala dos Exames compareceo o estudante Jonathas Abbot para ser examinado no ponto de Chimica, que de vespera havia tirado; e depois de ser perguntado pelos Lentes Examinadores Antonio Ferreira França, e o D.or Jozé Avellino Barboza debaixo da Prezidencia do Lente de Chimica o D.or Sebastião Navarro de Andrade foi por elle Approvado Nemine Discrepante: e eu Secretario fiz este termo, que assignei com os Lentes acima referidos. Bahia 25 de Novembro 1820.

D.r Sebastião Navarro de Andrade
Antonio Ferreira França
D.r Jozé Avellino Barboza
Jozé Alvares do Amaral.”

“4.º anno”

Segunda-feira, 27 de novembro - “Aos vinte e sete dias do mez de Novembro de mil oito centos e vinte na Sala dos exames compareceo o Estudante Repetente Francisco Marcellino Gesteira para ser examinado no ponto de operaçoens, que havia tirado de vespera: e depois de defender a sua Dissertação sobre Arte obstetricia, e de ser perguntado pelos Lentes examinadores Jozé Soares de Castro, e Jozé Alvares do Amaral, debaixo da Prezidencia do Lente de Operaçoens o D.or Manuel da Silveira Rodrigues foi por elles Approvado Nemine Discrepante com Distincção. E eu que igualmente sou Secretario do Collegio fiz este termo, que assignei com os Lentes referidos. Bahia 27 de Novembro 1820.

D.r Manoel da Silveira Rodrigues
Jozé Soares de Castro
Jozé Alvares do Amaral.”

“Chimica”

Segunda-feira, 27 de novembro - “Aos vinte e sete dias do mez de Novembro de mil oito centos e vinte na Sala dos exames, compareceo o Estudante de Chimica Ignacio Rodrigues Gomes para ser examinado no ponto de Chimica, que havia tirado de vespera; e de depois de ser perguntado pelos Lentes Examinadores Antonio Ferreira França, e o D.or Jozé Avellino Barboza debaixo da Prezidencia do Lente de Chimica o D.or Sebastião Navarro de Andrade foi por elles Approvado Nemine Discrepante. E eu Secretariado fiz este termo que assignei com os outros Lentes acima referidos. Bahia 27 de Novembro de 1820.

Sebastião Navarro d’Andrade
Antonio Ferreira França
D.r Jozé Avellino Barboza
Jozé Alvares do Amaral.”

Segunda-feira, 27 de novembro - “Aos vinte e sete dias do mez de Novembro de mil oitocentos e vinte na Salla d’exames compareceo o estudante de Chimica João Gonçalves dos Santos para ser examinado no ponto de Chimica que havia tirado de vespera: e depois de ser perguntado pelos Lentes examinadôres Antonio Ferreira França, e o D.or Jozé Avellino Barboza debaixo da Prezidencia do Lente de Chimica o D.or Sebastião Navarro de Andrade foi por elles Approvado Nemine Discrepante. E eu que sou Secretario fiz este termo que assignei com os outros Lentes acima referidos. Bahia 27 de Novembro 1820.

Sebastião Navarro D’Andrade
D.r Jozé Avellino Barboza
Jozé Alvares do Amaral.”

“4.º Anno”

Terça-feira, 28 de novembro - “Aos vinte e oito dias do mez de Novembro de mil oito centos e vinte compareceo na salla dos exames o estudante do quarto anno Jozé Polybio de Oliveira para de Oliveira para ser examinado no ponto das materias de seu curso, que havia tirado de vespera: e depois de defender uma Dissertação sobre arte obstetricia, e de ser perguntado pelos Lentes examinadores Jozé Soares de Castro, e Jozé Alvares do Amaral debaixo da prezidencia do Lente de Operaçoens o D.or Manuel da Silveira Rodrigues foi por elles Approvado Nemine Discrepante. E eu que igualmente sou Secretario deste Collegio fiz este termo que assignei em ambas as qualidades e com os outros Lentes acima referidos. Bahia 28 de Novembro 1820.

D.r Manoel da Silva Rodrigues
Jozé Soares de Castro
Jozé Alvares do Amaral.”

“Segundo anno”

Quarta-feira, 29 de novembro - “Aos vinte e nove dias do mez de Novembro de mil oito centos e vinte compareceo na Sala dos exames o estudante do segundo anno João Jacinto de Alencastre para ser examinado no ponto de physiologia, que havia tirado de vespera : e depois de defender uma Dissertação, e de ser perguntado pelos Lentes examinadores Antonio Ferreira França e o D.or Jozé Avellino Barboza, debaixo da prezidencia do Lente Manuel Jozé Estrella foi por elles Approvado Nemine Discrepante. E eu Secretario do Collegio fiz este termo que assignei com os Lentes acima mencionados. Bahia 29 de Novembro 1820.

M.el Jozé Estrella
D.r Jozé Avellino Barboza
Antonio Ferreira França
Jozé Alvares do Amaral.”

Quarta-feira, 29 de novembro - “Aos vinte e nove dias do mez de Novembro de mil oito centos e vinte compareceo na Salla dos exames o estudante do Segundo anno João Antunes Ferreira para ser examinado no ponto de physiologia que havia tirado de vespera; e depois de defender uma Dissertação, e de ser perguntado pelos Lentes examinadores Antonio Ferreira França e o D.or Jozé Avellino Barboza debaixo da Prezidencia do Lente Manuel Jozé Estrella foi por elles Approvado Nemine Discrepante. E eu que sou Secretario do Collegio fiz este termo, que assignei com os Lentes acima referidos. Bahia, 29 de Novembro 1820

M.el José Estrella
Antonio Ferreira França
D.r Jozé Avellino Barboza

“Pharmacia”

Sexta-feira, 1.º de dezembro - “Ao primeiro dia do mez de Dezembro de mil oitocentos e vinte n’aula de Pharmacia comparecerão os estudantes do Collegio medico-cirurgico Francisco de Paula de Araujo, Fortunato Candido da Costa Dormund, Francisco Marcellino Gesteira e Manuel Antonio Pires para serem examinados em turma no ponto de Pharmnacia que havião tirado de vespera; e depois de serem perguntados pelos Lentes Examinadores o D.r Manuel da Silveira Rodrigues na parte theoretica, e por elles vistos na parte pratica tudo debaixo da prezidencia do Lente de Pharmacia o D.or Manuel Joaquim Henriques de Paiva forão por elles Approvados Nemine Discrepante. E eu Secretario do Collegio fiz este termo, que assignei com os Lentes acima referidos. Bahia 1 de Dezembro 1820.

D.r Manoel Joaquim Henriques de Paiva
D.r Manoel da Silveira Rodrigues.
M.el Jozé Estrella
Jozé Alvares do Amaral.”

Sábado, 2 de dezembro - “Aos dous dias do mez de Dezembro de mil oito centos e vinte, compareceo n’aula e Laboratorio de Pharmacia os estudantes do Collegio medico-cirurgico Jonathas Abbot, Ignacio Rodrigues Gomes e João Gonçalves dos Santos para serem examinados no ponto pharmaceutico theorico, e pratico, que havião sido tirado de vespera, e depois de serem perguntados, na parte thoretica, e de fazerem as operaçoens, deante dos Lentes examinadores Jozé Soares de Castro e Jozé Alvares do Amaral debaixo da prezidencia do Lente o D.or Manuel Joaquim Henriques de Paiva forão por elles Approvados Nemine Discrepante. E eu, que igualmente sou Secretario do Collegio e fiz este termo, que assignei em ambas as qualidades com os outros Lentes acima referidos. Bahia 2 de Dezembro 1820

D.r Manoel Joaquim Henriques de Paiva
Jozé Soares de Castro
Jozé Alvares do Amaral.”

“Pratica de Operaçoens”

Quinta-feira, 14 de dezembro - “Aos quatorze dias do mez de Dezembro de mil oito centos e vinte comparecerão no theatro de anatomia os Estudantes Repetentes, e ordinarios do quarto anno Francisco de Paula de Araujo e Almeida, Fortunato Candido da Costa Dormund, Francisco Marcellino Gesteira, Manuel Antonio Pires, Jonathas Abbot, e Ignacio Rodrigues Gomes para fazerem o exame pratico de operaçoens no cadaver conforme o ponto, que havião tirado por sorte, sendo prezentes todos os Lentes da Eschola Antonio Ferreira França D.or Jozé Avelino Barboza D.or Manuel da Silveira Rodrigues, Manuel Jozé Estrella, Jozé Soares de Castro, e Jozé Alvares do Amaral, os quaes Lentes derão os referidos estudantes por cada hum de per si por Approvados Nemine Discrepante. E eu, que igualmente sou Secretario do Collegio fiz este termo, que assignei com os Lentes acima referidos. Bahia 14 de Dezembro 1820.

Foi igualmente Approvado Nemine Discrepante no mesmo exame pratico de Operaçoens sobre o cadaver o estudante ordinario do quarto anno Jozé Polybio de Oliveira pelos mesmos Lentes, e neste mesmo dia de 14 de Dezembro de 1820.

Jozé Soares de Castro                       Antonio Ferreira França
M.el Jozé Estrella                                D.r Manoel da Silveira Rodrigues
D.r José Avellino Barboza
Jozé Alvares do Amaral.”

“Sexto Anno”

Sábado, 30 de dezembro - “Aos trinta dias do mez de Dezembro de mil oito centos e vinte no Palacio do Governo, e na Prezença do Ill.mo e Exc.mo Senhor Conde de Palma do Conselho de S. Mag.e Governador e Cap.m General desta Provincia, e Inspector Geral dos Estudos se congregarão os Lentes da Eschola Medico-Cirurgica Antonio Ferreira França, o D.or Jozé Avellino Barboza, Manuel Jozé Estrella, Jozé Soares de Castro, o D.or Manuel da Silveira Rodrigues, e Jozé Alvares do Amaral, e por elles foi dito, que Francisco de Paula de Araujo e Almeida, filho de outro do mesmo nome, e natural desta Cidade, Estudante Repetente das Materias do quarto e quinto anno do Curso, por vinte, e um dias continuos, principiados em o 1.º e acabados em 21 do corrente mez de Dezembro, fizera em suas prezenças os diarios por escripta de cinco doentes de Medicina, e Cirurgia cada dia; os quaes diarios forão vistos, e examinados á cabeceira dos mesmos doentes por elles Lentes conforme o Cap.º 5.º, Tit. 5.º P. e 1.ª L.º 3.º dos Estatutos da Universidade de Coimbra mandados observar pelo Ex.mo pelo Ex.mo Senhor Conde Governador, e sendo distribuidos á cada um dos Lentes os A. A. e os R. R., recolhidos os votos em escrutinio secreto e regulados pelo mesmo Exc.mo Senhor e o Lente de Pratica o D.or Jozé Avellino Barboza foi Approvado Nemine Discrepante e por ter igualmente sido Approvado Nemine Discrepante no exame que fez theorico e pratico das Doutrinas do quarto anno: He pelo artigo 15.º do Plano d’estudos desta Eschola mandado guardar, e executar pela Carta Regia de 29 de Dezembro de 1815 o dicto Francisco de Paula de Araujo e Almeida Condecorado com a nova graduação de Formado em Cirurgia, gozando pelo artigo 16.º do referido Plano das prerrogativas de preferir em todos os partidos aos que não tiverem esta Condecoração, de poder curar todas as enfermidades aonde não houver Medicos, de ser desde logo Membro Collegio Cirurgico, e Oppozitor ás Cadeiras do Curso desta Cidade, do da Corte do Rio de Janeiro, e dos que se-hão de estabelecer no Maranhão e Portugal, e de poder, enriquecendo-se de principios e pratica á ponto de fazer os exames, que aos Medicos se determinará, obter o Gráo de Doutor em Medicina. Em fé do que eu que igualmente sou Secretario do Collegio fiz este termo que assignei, rubricado por S. Exc.ª e pelo Lente de Pratica. Bahia 30 de Dezembro 1820.

Rubrica de Jozé Soares de Castro                      D.r Avellino Jozé Alvares do Amaral.”

Sábado, 30 de dezembro - “Aos trinta dias do mez de Dezembro do anno de mil oito centos e vinte no Palacio do Governo e na Prezença do Ill.mo e Exc.mo Senhor Conde de Palma, Governador, e Cap.m General desta Provincia, e Inspector Geral dos Estudos se congregarão os Lentes da Eschola Medico-Cirurgica Antonio Ferreira França, o D.or Jozé Avellino Barboza, Manuel Jozé Estrella, Jozé Soares de Castro, o D.or Manuel da Silveira Rodrigues, e Jozé Alvares do Amaral, por elles foi dicto que Fortunato Candido da Costa Dormund filho de Jozé Ignacio da Costa, natural desta Cidade, Estudante Repetente das Materias do quarto quarto, e quinto anno do Curso, por vinte, e um dias continuos principiados em o 1.º e acabados em 21 do corrente mez de Dezembro, fizera em suas prezenças os diarios por escripta de cinco doentes de Medicina, e Cirurgia cada dia os quaes doentes forão vistos, e examinados á cabeceira dos mesmos doentes por elles Lentes conforme o Cap.º 5.º Tit. 5.º P. e 1.ª L.º 3.º dos Estatutos da Universidade de Coimbra mandados observar pelo Exc.mo Senhor Conde Governador; e distribuidos á cada um dos Lentes os A. A. e os R. R., recolhidos os votos em escrutinio secreto, e regulados pelo mesmo Exc.mo Senhor, e o Lente de Practica D.or Jozé Avellino Barboza foi Approvado Nemine Discrepante no exame, que fez theorico, e pratico, das Doutrinas do quarto anno: He pelo artigo 15 do Plano d’estudos desta Eschola, mandado guardar, e executar pela Carta Regia de 29 de Dezembro de 1815, condecorar com a nova Graduação de Formado em Cirurgia e gozando pelo artigo 16º do referido Plano das prerrogativas de preferir em todos os partidos aos que não tiverem esta Condecoração, de poder curar todas as enfermidades aonde não houver Medicos, de ser desde logo Membro do Collegio Cirurgico deste Curso, do da Corte do Rio de Janeiro, e dos que se hão-de estabelecer no Maranhão, e Portugal, e de poder enriquecendo-se de princípios, e practica á ponto de fazer os exames, que aos Medicos se determinará, obter o Gráo de Doutor em Medicina. Em fé do que eu que igualmente Secretario do Collegio, fiz este termo, que assignei, rubricado pelo mesmo Exc.mo Senhor, e pelo Lente de Pratica. Bahia 30 de Dezembro 1820.

Rubrica de Jozé Soares de Castro
D.r Avellino
Jozé Alvares do Amaral.”

Sábado, 30 de dezembro - “Aos trinta dias do mez de Dezembro do anno de mil oitocentos e vinte no Palacio do Governo, e na Prezença do Ill.mo e Exc.mo Senhor Conde de Palma do Conselho de S. Mag.e e Governador Cap.m General desta Provincia, e Inspector Geral dos Estudos se congregarão os Lentes da Eschola Medico-Cirurgica, Antonio Ferreira França, o D.or Jozé Avellino Barboza, Manuel Jozé Estrella, Jozé Soares de Castro, o D.or Manuel da Silveira Rodrigues e Jozé Alvares do Amaral, e por elles foi dicto, que Francisco Marcellino Gesteira, filho de Joaquim Jozé de Sant’Anna Gesteira, natural da Villa da Cachoeira, Estudante Repetente das Materias do quarto e quinto anno do Curso, por vinte, e um dias continuos principiados em o 1.º e acabados em 21 de corrente mez, fizera em suas prezenças os diarios por escripta de cinco doentes de Medicina, e Cirurgia cada dia; os diarios forão vistos e examinados á cabeceira dos mesmos doentes, por elles Lentes conforme o Cap.º 5º Tit. 5º P. e 1.ª L.º 3º dos Estatutos da Universidade de Coimbra, mandados observar pelo Exc.mo Senhor Conde Governador: e sendo distribuidos á cada um dos Lentes os A. A. e os R. R., recolhidos os votos em escrutinio secreto, e regulados pelo mesmo Exc.mo e o Lente de Pratica D.or Jozé Avellino Barboza foi Approvado Nemine Discrepante e por ter igualmente sido Approvado Nemine Discrepante no exame, que fez, therico e practico, das Doutrinas do quarto anno: He pelo artigo 15.º do Plano d’estudos desta Eschola mandado guardar e executar pela Carta Regia de 29 de Dezembro de 1815 o dicto Francisco Marcellino Gesteira condecorado com a nova Graduação de Formado em Cirurgia, gosando pelo artigo 16.º do referido Plano das prerogativas preferir em todos os partidos, aos que não tiverem esta Condecoração, de poder curar todas as enfermidades aonde não houver Medicos de ser desde logo Membro do Collegio Cirurgico e Oppozitor ás Cadeiras do Curso desta Cidade, da Corte do Rio de Janeiro, das que se hão-de estabelecer no Maranhão, e Portugal, e de poder, enriquecendo-se de principios e pratica á ponto de fazer os exames, que aos Medicos se determinará, obter o Gráo de Doutor em Medicina. Em fé do que eu que igualmente sou Secretario do Collegio fiz este termo que assignei, rubricado por S. Ex.ª e o Lente de Pratica. Bahia 30 de Dezembro 1820.

Rubrica de Jozé Soares de Castro
Dr. Avellino
Jozé Alvares do Amaral.”

“Quinto Anno”

Sábado, 30 de dezembro - “Aos trinta dias do mez de Dezembro de mil oito centos e vinte no Palacio do Governo, e na Prezença do Ill.mo e Exc.mo Senhor Conde de Palma do Conselho de S. Mag.e Governador e Cap.m General desta Provincia e Inspector Geral dos Estudos e congregarão os Lentes da Eschola Medico-Cirurgica Antonio Ferreira França, o D.or Jozé Avellino Barboza, Manuel Jozé Estrella, Jozé Soares de Castro, D.r Manuel da Silveira Rodrigues e Jozé Alvares do Amaral e por elles foi dicto, que Manuel Antonio Pires, filho de João Martins, natural da Cidade de Lisboa, estudante do quinto anno por vinte e um dias continuos principiados em o 1.º e acabados em 21 do corrente mez de Dezembro, fizera em suas prezenças os diarios por escripta de cinco doentes de Medicina, e Cirurgia cada dia, os quaes diarios forão vistos e examinados á cabeceira dos mesmos doentes por elles Lentes conforme o Cap.º 5º Tit. 5º P. e 1.ª L.º 3º dos Estatutos da Universidade de Coimbra mandados observar pelo Exc.mo Senhor Conde Governador; e sendo destribuidos a cada um dos Lentes os A. A. e os R. R., recolhidos os votos em escrutinio secreto e regulados pelo mesmo Exc.º Senhor, e o Lente de Pratica o D.or Jozé Avellino Barboza foi Approvado Nemine Discrepante em Cirurgia.

E eu que igualmente que sou Secretario do Collegio fiz este termo, que assignei, rubricado pelo mesmo Exc.mo Senhor, e o Lente de Pratica, Bahia 30 de Dezembro 1820.

Rubrica de Jozé Soares de Castro
D.r Avellino
Jozé Alvares do Amaral.”

Sábado, 30 de dezembro - “Aos trinta dias do mez de Dezembro de mil oitocentos e vinte no Palacio do Governo, e na prezença do Ill.mo e Exc.mo Senhor Conde de Palma do Conselho de S. Mag.e Governador, e Cap.m General desta Provincia, e Inspector Geral dos Estudos congregarão os Lentes da Eschola Medico-Cirurgica Antonio Ferreira França, o D.or Jozé Avellino Barboza, Manuel Jozé Estrella, Jozé Soares de Castro, o D.or Manuel da Silveira Rodrigues e Jozé Alvares do Amaral, e por elles foi dicto, que Jonathas Abbot, filho de João Abbot, natural da Cidade de Londres, Estudante do quinto anno, por vinte, e um dias contínuos principiados em o 1.º e acabados em 21 do corrente mez de Dezembro fizera em suas prezenças os diarios por escripta de cinco doentes de Medicina, e Cirurgia cada dia, os quaes diarios forão vistos e examinados por elles Lentes á cabeceira dos mesmos doentes, conforme o Cap.º 5.º Tit. 5º P. e 1.ª L.º 3.º dos Estatutos da Universidade de Coimbra, mandados observar pelo Exc.mo Senhor Conde Governador; e sendo destribuidos á cada um dos Lentes os A. A. e os R. R. recolhidos os votos em escrutinio secreto, e regulados pelo mesmo Exc.mo Senhor e o Lente de Pratica o D.or Jozé Avellino Barboza foi Approvado em Cirurgia Nemine Discrepante. Em fé do que eu que igualmente sou Secretario do Collegio fiz este termo que assignei rubricado por S. Exc.ª e o Lente de Pratica.

Rubrica de Jozé Soares de Castro
D.r Avellino
Jozé Alvares do Amaral.”

Sábado, 30 de dezembro - “Aos trinta dias do mez de Dezembro de mil oito centos e vinte no Palacio do Governo e na Prezença do Ill.mo e Exc.mo Senhor Conde de Palma do Conselho de S. Mag.e Governador, e Cap. m General desta Provincia, e Inspector Geral dos Estudos, se congregarão os Lentes da Eschola Medico-Cirurgica Antonio Ferreira França, o D.or Jozé Avellino Barboza, Manuel Jozé Estrella, Jozé Soares de Castro, e D. or Manuel da Silveira Rodrigues, e Jozé Alvares do Amaral, e por elles foi dicto, que Ignacio Rodrigues Gomes, filho de João Querino Gomes, natural desta Cidade Estudante de quinto anno, por vinte e um dias continuos principiados em o 1.º e acabados em 21 do corrente mez de Dezembro fizera em suas prezenças, os diarios por escripta de cinco doentes de Medicina, e Cirurgia, cada dia, os quaes diarios forão vistos, e examinados á cabeceira dos mesmos doentes por elles Lentes conforme o Cap.º 5º Tit. 5º P. e 1ª L.º 3.º dos Estatutos da Universidade de Coimbra, mandados observar pelo mesmo Exc.mo Senhor Conde Governador: e sendo distribuidos a cada um dos Lentes os A. A. e os R. R., recolhidos os votos, e regulados por S. Exc.ª e o Lente de Pratica o D.or Jozé Avellino Barboza foi Approvado em Cirurgia Nemine Discrepante. Em fé do que eu que igualmente sou Secretario do Collegio, fiz este termo, que assignei, rubricado por S. Exc.ª e o Lente de Practica. Bahia 30 de Dezembro 1820.

Rubrica de Jozé Soares de Castro
D.r Avellino
Amaral.”

 

FONTES PRIMÁRIAS MANUSCRITAS

Originais e inéditas  

Faculdade de Medicina da Bahia, ao Terreiro de Jesus, da Universidade Federal da Bahia Arquivo e Biblioteca do Memorial da Medicina Brasileira
Livro: “Termos de Exames e Actos – 1816 – 1847 – Livro 1.º dos Exames. p.14-29.

 

A SEGUIR: MEMÓRIA HISTÓRICA DO COLÉGIO MÉDICO-CIRÚRGICO DA CIDADE DA BAHIA NO ANO DE 1821.

 

Voltar para História da Medicina