HISTÓRIA DA MEDICINA artigo 51

Memória Histórica do Colégio Médico-Cirúrgico da Cidade da Bahia – 1821

Dr. Antonio Carlos Nogueira Britto
Vice-presidente do Instituto Bahiano de História da Medicina e Ciências Afins.
Fundado em 29 de novembro de 1946

A MATRÍCULA DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO MÉDICO-CIRÚRGICO DESTA CIDADE NO ANO DE 1821

Sexta-feira, 2 de março de 1821 – Congregou-se o Colégio Médico-Cirúrgico na sala da Mesa da Casa da Santa Misericórdia: “Aos dous de Março de mil oitocentos e vinte, e um em virtude do Despacho do Governo foi matriculado no sexto anno á repetir as leçoes do quarto e do quinto o Estudante Manuel Antonio Pires, Approvado nas materias do quinto anno, isto he, em cirurgia.

Em o mesmo dia, e por Despacho do Governo foi matriculado no sexto anno á repetir as liçoens do quarto, e quinto o Estudante Jonathas Abbot Approvado em Cirurgia.

Em o mesmo dia foi por Despacho do Governo matriculado no sexto anno á repetir as liçoens do quarto, e quinto o Estudante Ignacio Rodrigues Gomes Approvado em Cirurgia.

Em o mesmo dia por Despacho do Governo foi matriculado nas materias do quinto anno o Estudante João Gonçalves dos Sanctos.

Em o mesmo dia por Despacho o Governo foi matriculado nas materias do quarto anno o Estudante Bernardo Alvares de Araujo, Approvado nas materias do terceiro anno.

Em o mesmo dia foi matriculado por Despacho do Governo o estudante approvado nas materias do terceiro anno Bernardino Ferreira Nobrega no quarto anno.

Em o mesmo dia foi matriculado por Despacho do Governo matriculado no quarto anno o Estudante Victorino Pedro Alcántara, approvado nas materias do terceiro anno.

Em o mesmo dia foi por Despacho do Governo matriculado no terceiro anno o Estudante João Jacinto de Alencastre, matriculado nas materias do Segundo anno, digo approvado nas materias do Segundo anno.

Em o mesmo dia foi por Despacho do Governo matriculado no terceiro anno o Estudante João Antunes Ferreira Approvado nas materias do Segundo anno.

E nenhum outro mais, que os acima mencionados estudantes foi matriculado nos Cursos da Eschola medico-cirurgica neste prezente anno. Em fé do que fiz este termo d’encerramento de matricula . Bahia 13 de Março 1821.

Jozé Alvares do Amaral – Secretario”

 

FONTES PRIMÁRIAS MANUSCRITAS

Originais e inéditas

Faculdade de Medicina da Bahia, ao Terreiro de Jesus, da Universidade Federal da Bahia
Arquivo e Biblioteca do Memorial da Medicina Brasileira.
Livro para lançamento das matrículas dos estudantes do Colégio Médico-Cirúrgico da cidade da Bahia, rubricado pelo lente Manoel Jozé Estrella. – 1816-1874.
Ano de 1821 – p.7-7v-8.

 

A SEGUIR: “TERMOS DE EXAMES E ACTOS DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO MÉDICO-CIRÚRGICO NO ANO DE 1821."

 

Voltar para História da Medicina