Faculdade de Medicina - Universidade Federal da Bahia

Boletim Informativo -  Ano II- No.3


Notícias

Aniversário da Faculdade de Medicina
Os 195 anos de criação da Faculdade de Medicina foram comemorados nos dias 18.02 e 19.02 com a realização de eventos na sua sede do Terreiro de Jesus.
Leia mais...

CONSUNI no Terreiro
O Conselho Universitário da UFBA se reuniu na Sala da Congregação da Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus. Leia mais...

Inicio das obras do laboratório de Técnica Operatória
A antiga reivindicação da sua reforma está sendo iniciada com as obras para recuperação e adequação do espaço físico do sub-solo da Faculdade de Medicina no Canela para utilização por parte da disciplina de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental. Leia mais...

Reforma para implantação do Laboratório de Difusão cientifica da FAMED
A reforma em curso na FAMED possibilitará também a implantação do Laboratório de Difusão Científica, projeto aprovado no edital de infra-estrutura da FAPESB. Leia mais...

Salvamento do acervo da Biblioteca Histórica da FAMED
Os trabalhos de recupaeração da Biblioteca Histórica da FAMED já foram iniciados, com apoio da FAPESB, Corpo de Bombeiros e Exército. Leia mais...

Prof. Paraná co-autor de “Recomendações para Tratamento da Co-infecção entre HIV e Hepatites Virais”
O Ministério da Saúde, através da Coordenação Nacional de DST e AIDS e Programa Nacional de Hepatites Virais lançou recentemente o guia de “Recomendações para Tratamento da Co-infecção entre HIV e Hepatites Virais”. Leia mais...

Telepatologia no Serviço de Anatomia Patológica do HUPES
A telepatologia é definida como um processo de diagnóstico em histopatologia (material de biópsia) realizado a partir da transmissão via internet de imagens digitalizadas. Leia mais...

Notas Históricas
Notícias da Faculdade de Medicina da Bahia
Ano:1842 Parte II
Por
Antonio Carlos Nogueira Britto.
Leia mais...
Rápidas

Em sua reunião do mês de março, realizada no dia 11.03, a Congregação da Faculdade de Medicina elegeu os seus novos representantes titular e suplente no Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da UFBA (CONSEPE) tendo a escolha recaído respectivamente sobre os Professores Reinaldo Martinelli e Oddone Braghirolli Neto. O Prof. Martinelli dá continuidade ao trabalho desenvolvido pelo Prof. Fernando Martins Carvalho cujo mandato se encerrou recentemente no desempenho daquelas funções. O desempenho do Prof. Fernando Carvalho foi reconhecido por todos e mereceu menção de agradecimento da Direção da FAMED.

Na reunião da Congregação do mês de março foi também aprovada a Resolução 01/2003 que dispõe sobre os objetivos da Faculdade de Medicina até a aprovação do seu novo Regimento cujo teor pode ser consultado na página da FAMED.
Na mesma sessão definiu-se ainda a composição da banca examinadora bem como a lista de pontos que constarão da prova didática do concurso para Professor Adjunto do Departamento de Medicina Preventiva, matéria Estudos de Saúde Coletiva, com ênfase em Medicina Social.


O VIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Torácica – Tórax 2003 será realizado entre os dias 26.03 e 29.03 no Hotel Meliá em Maceió, Alagoas. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefax (82)2318238 e 2311335 ou pelos endereços tórax 2003@sbct.org.br; mcp@ofm.com.br; sbct.org.br/torax2003.

O I Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Osteoporose será realizado entre os dias 20.03 e 22.03 no Hotel Internacional do Rio de Janeiro- RJ. Maiores informações podem ser obtidas pelo endereço shock@jz.com.br.

O Monte Tabor / Hospital São Rafael estará promovendo o “Seminário de Atualização e Pesquisa” nos dias 7 e 8 de abril de 2003 em Salvador – BA, contando com a presença de renomados professores e pesquisadores nacionais e internacionais.
O tema central do Seminário será sobre “Aplicações de Técnicas de Biologia Molecular na Investigação de Doenças Infecciosas e Crônico-degenerativas”.
A programação completa do evento e outras informações complementares podem ser obtidas pelo site www.hsr.com.br.

O Conselho Universitário aprovou, por unanimidade, a concessão do título de “Professor Emérito” ao Prof. Nelson de Carvalho Assis Barros, proposta pela Congregação da Faculdade de Medicina.

 

Mande notícias para o e-famed

Através do endereço efamed@ufba.br você pode enviar notícias, divulgar eventos ou solicitar o recebimento do boletim.
Expediente

e-famed
Formato e edição:
Márcio Alírio Silveira e Márcia Magalhães Guimarães
Redação:
Alfredo Macedo Costa

Faculdade de Medicina
Av. Reitor Miguel Calmom, s/n Vale do Canela,  Salvador - Bahia, CEP 40110100. Tel/fax.: 2458562.

 

 

Notícias

Aniversário da Faculdade de Medicina

Os 195 anos de criação da Faculdade de Medicina foram comemorados nos dias 18-02 e 19-02 com a realização de eventos na sua sede do Terreiro de Jesus.

O primeiro deles teve a iniciativa da Associação dos Antigos Alunos e constou, dentre outras formalidades características da data, de uma missa celebrada às 9:00 hs na Catedral Basílica, seguida de conferência proferida pelo Dr. Antônio Carlos Nogueira Britto sobre “195 anos do ensino médico” e de homenagem aos Professores Eméritos através da concessão de certificados de reconhecimento à sua titulação.

A outra solenidade aconteceu no dia 19-02 por iniciativa conjunta da direção da FAMED e da Reitoria e também envolveu eventos sociais e culturais dentre os quais se destaca a palestra do historiador Cid Teixeira sobre “A Faculdade de Medicina: uma história de humanismo” e pronunciamentos do Reitor da UFBA, Prof. Naomar Almeida Filho e do Diretor da Faculdade, Prof. Manoel Barral Netto. Seguiu-se um coquetel de confraternização entre os convidados e os diversos segmentos docente, técnico e discente da Unidade.



As comemorações foram realizadas no Anfiteatro Alfredo Britto e contaram com as presenças do Magnífico Reitor, do Diretor da FAMED, autoridades civis e militares, representantes das entidades médicas, professores, funcionários e estudantes. Elas terão continuidade ao longo do presente ano através de eventos que já estão programados e deverão ocorrer periodicamente de acordo com um planejamento que terá sua divulgação oportuna e frequentemente divulgada.



Pretende-se, dessa forma, condignamente celebrar a passagem dos 195 anos da primeira instituição de nível superior do país, consolidando-se e dando prosseguimento à tradição que historicamente cumpre o rito comemorativo que se aproxima do seu ápice simbólico a ocorrer por ocasião do bicentenário da veneranda Escola.

voltar

 

CONSUNI no Terreiro

O Conselho Universitário da UFBA se reuniu na Sala da Congregação da Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus. A iniciativa se insere no conjunto de comemorações dos 195 anos da FAMED. Tratou-se, por outro lado, de uma forma alternativa de divulgação e sensibilização dos dirigentes da Universidade para os problemas enfrentados por aquela Faculdade cuja escassez de recursos tem dificultado e mesmo impedido a continuidade dos serviços de recuperação física da sua estrutura que se encontra em preocupante estado de degradação. Os Conselhos Superiores da Universidade normalmente se reúnem na sede da Reitoria e a sua eventual transferência costuma se associar à peculiaridade de situações específicas como a que ocorreu na sua recente sessão que, pelo ensejo da posse da nova diretoria da Escola de Agronomia, foi realizada no dia 14-03 em Cruz das Almas.

Naquela oportunidade foi aprovada a concessão do título de “Professor Emérito” ao Prof. Nelson de Carvalho Assis Barros, cuja ocorrência, na coincidência da localidade em que estudou e posteriormente desenvolveu o docente grande parte das suas atividades profissionais, foi ressaltada na ocasião.

Como convidada especial participou da reunião a Ministra da Ação Social, Benedita da Silva, que proferiu conferência acerca das atividades programadas pelo seu Ministério e as suas relações com as Universidades brasileiras.

voltar

 

Salvamento do acervo da Biblioteca Histórica da FAMED

Em solenidade recentemente realizada no Anfiteatro Alfredo Britto no prédio da Faculdade de Medicina do Terreiro de JA atual administração encontrou a Biblioteca histórica da FAMED, no Terreiro de Jesus, em completo abandono, livros semi-destruídos espalhados pelo piso e expostos às intempéries. Ali podem ser encontrados exemplares raros da medicina brasileira e internacional datados do século XIX que lamentavelmente foram abandonados e sofreram grave processo de destruição pela infiltração de água e ataque de cupins.

Nada há registrado de esforços anteriores para obtenção de recursos para resolução desta situação alarmante. Comissão nomeada pela Direção da Faculdade fez recomendação da transferência do acervo para local mais adequado visando permitir uma inspeção do material e sua recuperação. A Diretoria elaborou e enviou projeto emergencial à FAPESB para a implementação da primeira etapa que consta basicamente da remoção e limpeza dos livros a serem acondicionados em outros recintos do próprio prédio em novas e favoráveis condições ambientais e de salubridade, o qual foi aprovado.

Por duas vezes foram realizados transportes simbólicos de alguns dos exemplares por autoridades da UFBA que tiveram o acompanhamento e divulgação da imprensa como forma de sensibilizar e conscientizar a comunidade acerca do estágio de deterioração de tão importante acervo.

Contando com a colaboração de pessoal do Exército e do Corpo de Bombeiros os trabalhos foram finalmente iniciados já se tendo providenciado e transferido cerca de 18.000 livros para novo ambiente, uma sala da chamada Ala Nordeste, devendo a tarefa ter continuidade com a remoção de outros tantos até que se complete a sua transposição total cuja acomodação se vem fazendo em estantes apropriadas à nova acomodação.

Todos os livros que se encontravam sobre o piso já foram retirados, e estão colocados em estantes em sala já recuperada. A transferência do restante do acervo será realizada nos próximos dias.

A FAMED agradece à FAPESB a sensibilidade expressa na aprovação do projeto emergencial, e ao Exército que disponibilizou o pessoal que está realizando a transferência dos livros.

A etapa seguinte constará de uma avaliação de toda a obra lá existente e já salva ou preservada, quando deverá ocorrer o descarte e o aproveitamento dos exemplares em boas condições de manuseio ou passíveis de restauração para reincorporação ao conjunto dos preciosos trabalhos científicos, literários e históricos da humanidade.

voltar

 

Reforma para implantação do Laboratório de Difusão cientifica da FAMED

A reforma em curso na FAMED possibilitará também a implantação do Laboratório de Difusão Científica, projeto aprovado no edital de infra-estrutura da FAPESB. O projeto demonstrou a capacidade da FAMED na produção de conhecimentos em pesquisa médica e na formação de pessoal na área, assim como o seu compromisso com a difusão do conhecimento e educação continuada.

O Laboratório de Apoio à Difusão Científica da Faculdade de Medicina, tem como objetivos:

1. Estabelecimento de um núcleo de difusão da ciência médica produzida pelos cursos de pós-graduação e grupos de pesquisa da FAMED, e de outras áreas de saúde da UFBA;

2. Difusão de conhecimento científico em medicina para profissionais da área da saúde, permitindo a sua atualização constante;

3. Difusão de conhecimentos científicos na área da saúde para o público leigo, contribuindo para o avanço da sociedade da informação no Brasil.

As seguintes etapas serão realizadas:

Reforma física da área dedicada ao Laboratório
O LADC constará de uma sala de projetos com 32 m2, uma Sala de Atendimento e uma Sala de Reuniões, cada uma com aproximadamente 12 m2, e de uma área de apoio com sanitário e copa de cerca de 5 m2.

Infra-estrutura lógica e elétrica
O projeto de dotação da área com a necessária infra-estrutura lógica e elétrica prevê a instalação de pontos de internet de alta velocidade no espaço do LADC, e sua interconexão com as demais áreas da FAMED. Isto permitirá preparar o material a ser divulgado e gerado nas estruturas dos cursos de Pós-Graduação, assim como nos grupos de pesquisa.

Equipamentos e Software
A efetiva divulgação científica do material na área da saúde exige um adequado tratamento de imagens e de outros recursos que permitam tornar o conteúdo atraente e de fácil apreensão. Será criada uma plataforma em computador Mac para tal tarefa.

voltar


 

Inicio das obras do laboratório de Técnica Operatória

O laboratório de técnica operatória da FAMED encontrava-se em instalações extremamente precárias. Tal situação, reconhecida por professores e alunos, foi também evidenciada pela comissão do MEC que procedeu a avaliação das condições de oferta do curso. A antiga reivindicação da sua reforma está sendo iniciada com as obras para recuperação e adequação do espaço físico do sub-solo da Faculdade de Medicina no Canela para utilização por parte da disciplina de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental. Na conhecida “bat-caverna” já foram anteriormente desenvolvidas atividades relacionadas com aquela matéria, lamentavelmente comprometidas e posteriormente suspensas em virtude da deterioração do local que não mais permitiu a realização dos seus serviços.

O Prof. Modesto Jacobino tem liderado o projeto, definido após reuniões com os professores de Técnica Operatória, e as obras estão prosseguindo em ritmo acelerado. O Prof. Mário Castro, coordenador da disciplina, tem participado ativamente do processo, e tem buscado recursos para complementação do projeto com equipamentos e material.

Paralelamente, está sendo constituído o grupo de pesquisa em cirurgia experimental, com o trabalho ativo do Prof. Pedro Guimarães.

A recuperação propiciará a reincorporação acadêmica da área ao conjunto da Escola com a reativação dos trabalhos docentes a serem ali desenvolvidos no ensino da prática e experimentação cirúrgicas do curso de Medicina.

voltar


 

Prof. Paraná co-autor de “Recomendações para Tratamento da Co-infecção entre HIV e Hepatites Virais"

O Ministério da Saúde, através da Coordenação Nacional de DST e AIDS e Programa Nacional de Hepatites Virais lançou recentemente o guia de “Recomendações para Tratamento da Co-infecção entre HIV e Hepatites Virais”. Corresponde ao nº 55 da série Manuais daquele Ministério que engloba diversos documentos de orientação, recomendação e tratamento de doenças de interesse coletivo. Exemplares da publicação estão disponíveis na biblioteca da FAMED-Canela.

Foi elaborado pelo Comitê Assessor para Co-infecção HIV – Hepatites Virais constituído por treze professores de diversas instituições de ensino do país dentre os quais se encontra o Prof. Raymundo Paraná, da Universidade Federal da Bahia.

Os guias de recomendações terapêuticas publicados pela referida Coordenação são documentos técnicos elaborados com a finalidade de orientar as condutas dos profissionais da rede pública de saúde que assistem pessoas vivendo com AIDS de forma segura e eficaz. Neles estão contemplados os medicamentos anti-retrovirais registrados e disponíveis para uso clínico no Brasil até o momento, cujas indicações e cuidados no seu manejo representam a opinião de consenso de eminentes profissionais e pesquisadores da área, respaldados no conhecimento médico-científico atual sobre o tema e respeitando-se as distintas realidades regionais de saúde existentes no país.

Os principais elementos abordados tratam dos aspectos epidemiológicos, diagnóstico clínico, diagnóstico laboratorial, tratamento, efeitos colaterais e interações medicamentosas.

Através da colaboração do Prof. Paraná, a Faculdade de Medicina se faz presente em mais um certame de conotação nacional emprestando importante préstimo ao encaminhamento de questões relacionadas com preocupantes manifestações de doenças que, por envolver a coletividade, representam um constante desafio à política de saúde do país.

voltar


 

TELEPATOLOGIA no Serviço de Anatomia Patológica do HUPES

A telepatologia é definida como um processo de diagnóstico em histopatologia (material de biópsia) realizado a partir da transmissão via internet de imagens digitalizadas. A telepatologia representa parte da telemedicina, que cobre todas as especialidades médicas incluindo-se: teledermatologia, teleoftalmologia, teleradiologia, telecirurgia, teleoncologia etc. A telemedicina tem uma história longa, com início em 1959, a partir da transmissão de imagens via cabo. A primeira demonstração de telepatologia ocorreu em 1973, realizada entre o Brasil e os Estados Unidos da América do Norte.

A aplicação da telemedicina é fundamental para a obtenção de segunda opinião diagnóstica e muito importante para que se mantenha um controle de qualidade na assistência médica, através da obtenção de avaliações precisas, a partir de opiniões provenientes de centros de excelência em diferentes especialidades médicas, distribuídos pelo mundo. As opiniões diagnósticas são obtidas de maneira muito rápida (às vezes em menos de quinze minutos), visto que nos grandes centros de consultoria que realizam a telemedicina, existem equipes de plantão voltadas exclusivamente para esta atividade.

A telepatologia pode ser realizada de maneira estática e dinâmica. A telepatologia estática é a mais utilizada, visto que implica em gastos muito menores no que diz respeito aos equipamentos utilizados. Para a sua aplicação é necessário um microscópio acoplado a uma câmera fotográfica digital; as imagens capturadas pela câmera digital são transferidas automaticamente para um microcomputador que, conectado à internet, transmitirá as imagens e todos os dados clínicos/laboratoriais do paciente. O sigilo das informações é totalmente garantido pelo centro recebedor que, inclusive, é dotado de capacidade para a absorção de numerosas imagens digitalizadas ao mesmo tempo, ao contrário de um e-mail comum que apresenta limitações quanto à sobrecarga.

Recentemente (a partir de janeiro de 2002), o Serviço de Anatomia Patológica do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES), da Universidade Federal da Bahia, vem utilizando a telepatologia, com a Divisão de Patologia dos Transplantes do Presbyterian Hospital da Universidade de Pittsburgh, E.U.A. Esta unidade do HUPES, foi totalmente modernizada nos últimos anos, com informatização completa do setor e aquisição de microscópios modernos, incluindo-se microscópio digital, este a partir de projeto de pesquisa específico (Linfomas associados ao HTLV-1 na Bahia), financiado pela FAPESB (Fundação de Amparo à Pesquisa do Governo do Estado da Bahia) e coordenado pela Professora Achiléa Bittencourt. A utilização do sistema tem sido intensiva, notadamente no diagnóstico de lesões em rins transplantados, fígado, pâncreas e vias biliares. Os laudos são emitidos conjuntamente, com a opinião do nosso serviço e do serviço consultado. A cooperação com o Presbyterian Hospital, que é um dos maiores centros de transplante do mundo e que tem, entre os profissionais que lá trabalham, os expoentes no diagnóstico histopatológico de lesões relacionadas ao transplante, já tem possibilitado um rigoroso controle na análise de biópsias de rins transplantados em nossa cidade. Com o advento do transplante hepático, em maior escala, em Salvador, este serviço será também utilizado nesta área.

Deve-se salientar que a telepatologia, nos moldes como foi descrita acima, está sendo possível de ser realizada através da disponibilização de software, pela Divisão de Patologia dos Transplantes, do Presbyterian Hospital da Universidade de Pittsburgh, a partir do seu Diretor, Dr. Anthony Jack Demetris, que nos permite utilizar este método de maneira eficiente e segura.

Esta atividade é realizada de maneira totalmente gratuita e coloca o Serviço de Anatomia Patológica do Hospital Universitário Professor Edgard Santos, como um dos primeiros a utilizá-lo no Brasil. Colaborações como estas permitem que o nosso Serviço mantenha-se em contato estreito com um grande hospital americano, com reflexos significativos na nossa qualidade diagnóstica e nas atividades de pesquisa, fundamentais para um hospital-escola.

Luciano Espinheira Fonseca Júnior
Professor Adjunto, Doutor, Faculdade de Medicina
Universidade Federal da Bahia


voltar