Faculdade de Medicina - Universidade Federal da Bahia

Boletim Informativo -  Ano 1 - No.2


Notícias
Novo Reitor da UFBA toma posse
A Universidade Federal da Bahia inicia novo Reitorado a partir de 01 de agosto de 2002. Leia mais...
Novos professores contratados
A Faculdade de Medicina realizou concursos para a contratação de 12 novos Professores Adjuntos.
Leia mais...
Recepção para os calouros
A Faculdade de Medicina realizou a solenidade  de recepção dos calouros dos semestres 2001.2 e 2002.1  Leia mais...
PRONEGRO
FAMED e CEAO lançam o Programa de Atenção à Saúde da População Negra - PRONEGRO.
Leia mais...
Fórum Nacional de Escolas Médicas
A Faculdade de Medicina participou do II Forum Nacional de Escolas Médicas.
Leia mais...
Lançamento do dicionário de Parasitologia Médica do Prof. Alberto Serravalle
Foi lançado, em sua segunda edição, o “Dicionário de Parasitologia Médica” de autoria do Prof. Alberto Serravalle. Leia mais...
A página eletrônica do SMURB
As transformações do SMURB podem ser vistas e conhecidas na nova página. Leia mais...
SESAO - Setor de Saúde Ocupacional
UFBA inaugura centro de saúde ocupacional.
Leia mais...
FAMED inicia internato em Medicina Social
No mês de maio de 2002, teve início o Internato em medicina social, como parte do internato rotatório para os alunos do Curso de Medicina do 5º ano (9º semestre). Leia mais...
História da Medicina
A enfermaria de variolosos na fortaleza do Barbalho-1885 – Parte I, artigo de Antonio Carlos Nogueira Britto.
Leia mais...
Rápidas
A congregação da Faculdade de Medicina aprovou, por unanimidade, em reunião do dia 09.07.2002, moção de congratulações com o Magnífico Reitor, Prof. Heonir Rocha, expressando seu reconhecimento à competência e dignidade com que ele administrou a Universidade ao longo do seu Reitorado que ora se finda.
Em solenidade realizada na Reitoria da UFBA foi entregue o título de “Professor Emérito” à Dra. Eliane Elisa de Souza e Azevedo, ex-Reitora da Universidade, após aprovação, pelo Conselho Universitário, de propostas oriundas  da FAMED e do Instituto de Biologia, que se fizeram representar, no evento,  pelos respectivos diretores.
Será realizada, no próximo dia 09 de agosto, às 18:00 hs, no Centro de Convenções da Bahia, a solenidade de colação de grau da turma de Medicina 2002.1 da FAMED.  A programação inclui um culto ecumênico no dia 06-08, às 20:00 hs na Igreja Batista Caminho das Árvores  e a celebração de uma missa no dia 07-08, às 19:00 hs na Catedral Basílica de Salvador.
O Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (CETAD), enquanto Serviço e os  Profs. Antônio Nery Filho e Tarcísio Matos de Andrade, individualmente, foram agraciados com Diplomas de Honra ao Mérito pela Valorização da Vida concedidos pela Secretaria Nacional Antidrogas do Gabinete da Presidência da República. A homenagem ocorreu em cerimônia pública realizada no dia 19 de junho e organizada pelo Conselho Estadual de Entorpecente – CONEN da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado da Bahia.
O Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina  vem promovendo uma sessão clínica semanal com o objetivo de exercitar o raciocínio clínico e atualizar condutas, contando sempre com a presença de um orientador capacitado e possuidor de  experiência singular com o tema a ser discutido.  Maiores informações na home-page da FAMED.
Dentro da programação de atividades da FAMED, são realizadas, todas as terças-feiras, das 18:00 hs às 20:00 hs, na sala 1, Sessões Integradas do Internato, envolvendo todos os Departamentos, especialidades e diferentes áreas.
Agenda
XL Congresso da ABEM

O XL Congresso Brasileiro de Educação Médica, a ser realizado em Fortaleza de 10 a 13 de setembro de 2002, tem como tema escolhido "Mudanças na Educação Médica: Processos e Resultados".

A publicação das diretrizes curriculares pelo MEC, após um processo participativo em que a ABEM promoveu o envolvimento ativo das Escolas Médicas, consolida e oficializa um longo trabalho de definição de metas. Agora o fazer entra em pauta. Podemos considerar este momento como um marco na transformação da educação médica. Algumas escolas já implementaram verdadeiras e abrangentes mudanças em seus currículos, outras iniciaram mudanças menos abrangentes, outras ainda estão no processo de discussão e, quem sabe, algumas nem estejam trilhando o caminho das mudanças. O panorama nacional ainda não está claramente desenhado. 
Congressos organizados por professores da FAMED
ISOPS IV (International Symposium on Phlebotomines Sandflies) de 3 a 7 de Agosto de 2002. www.isops4.com.br
III Congresso de Gastroenterologia, Hepatologia e Endoscopia Digestiva da Bahia. 09 a 12 de outubro de 2002. www.eventussystem.com.br/eventos2002/gastro/index.html
XXVII Meeting of the Brazilian Society of Immunology and V International Symposium on Alergy and Clinical Immunology. 20 a 23 de outubro de 2002. www.eventussystem.com.br/eventos2002/alergia/index.html
XII Congresso Brasileiro de Infectologia Pediátrica. 07 a 10 de novembro de 2002. http://www.eventussystem.com.br/
Mande notícias para o e-famed
Através do endereço efamed@ufba.br você pode enviar notícias, divulgar eventos ou solicitar o recebimento do boletim.
Expediente

e-famed
Formato e edição:
Márcio Alírio Silveira e Márcia Magalhães Guimarães
Redação:
Alfredo Macedo Costa

Faculdade de Medicina
Av. Reitor Miguel Calmom, s/n Vale do Canela,  Salvador - Bahia, CEP 40110100. Tel/fax.: 2458562.

 

 

 

 

Notícias
Novo Reitor da UFBA toma posse.

A Universidade Federal da Bahia inicia novo Reitorado a partir de 01-08-2002. O candidato mais votado na consulta à comunidade e posteriormente homologado, nas mesmas condições, no Colégio Eleitoral da UFBA, tem a sua nomeação consagrada pelo Ministro da Educação para gerir o destino da instituição nos próximos quatro anos.

Naomar Almeida é o sétimo médico a assumir a Reitoria nesses 56 anos de existência. Nascido em Buerarema, interior da Bahia, graduou-se em 1975, exercendo internato em Psiquiatria e posteriormente realizando cursos de mestrado em Saúde Comunitária pela UFBA, concluído em 1977 e de doutorado em Epidemiologia pela Escola de Saúde Pública da University of North Carolina at Chapel Hill, concluído em 1981. Alcança o posto máximo da Universidade aos 50 anos de idade.

Das atividades de ensino, deve ser destacado o início da sua atuação docente na Faculdade de Medicina em 1982, sendo um dos fundadores e primeiro diretor do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) e coordenador do Programa de Pós-graduação em Saúde Comunitária da UFBA entre 1984 e 1990.Tornou-se Professor Titular de Epidemiologia do referido Instituto e foi orientador de 31 bolsistas de Iniciação Científica, 10 teses de Mestrado e 8 de Doutorado.

Como pesquisador nível I-A do CNPq desde 1986, apresenta uma produção científica que alcança a publicação de 215 trabalhos, além de 12 livros técnicos e 16 premiações de âmbito regional, nacional e internacional.

Dos seus trabalhos de Extensão, destaca-se a sua ação como consultor e/ou coordenador de comitês de organismos nacionais e internacionais, a exemplo do Ministério da Saúde, Ministério da Justiça, CNPq, CAPES, Organização Panamericana de Saúde e Organização Mundial da Saúde.

O Prof. Naomar também integra o Conselho Editorial de revistas científicas particularmente vinculadas à Psiquiatria e à Saúde Coletiva e tem destacada atuação internacional como pesquisador associado em instituições acadêmicas e científicas.

Consta ainda do seu currículo o desenvolvimento de atividades artísticas sobretudo na elaboração de contos e novelas e associativas como integrante de entidades culturais, científicas, acadêmicas e colegiadas.

Dos seus objetivos  programáticos, merecem destaque algumas iniciativas que revelam suas prioridades de atuação.

A busca da excelência acadêmica na pesquisa, no ensino e na extensão pretende refletir o compromisso com a criação e a inovação na pesquisa científica e nas produções culturais e tecnológicas; o incentivo ao trabalho interdisciplinar e interunidades busca ampliar as opções institucionais e a realização de atividades extraprogramáticas com apoio à criatividade e à inovação; a otimização dos recursos humanos, materiais e financeiros visam a melhoria do seu gerenciamento.

A este respeito, considera o Prof. Naomar como necessária e urgente a adoção de uma política de pessoal que valorize os recursos humanos e priorize as atividades-fins da Universidade para o que imagina a criação de uma Pró-reitoria específica. A política de apoio aos estudantes baseada em equidade e justiça deverá facultar a evolução da participação organizada do corpo discente para a auto-gestão dos organismos responsáveis por esta política.

A reforma patrimonial e a elaboração de novo plano diretor para os “campi” estão diretamente relacionadas com o seu gerenciamento ambiental e com uma concepção  facilitadora de interação das Unidades, a envolver projetos de paisagismo, arborização e disciplinamento de estacionamentos e a reforma organizacional abrangerá a revisão do Estatuto e a elaboração do novo Regimento da UFBA.

A política de comunicação democrática objetiva assegurar uma permanente interação da instituição com a sociedade, através de uma  divulgação transparente e do acesso amplo à informação acadêmica, institucional e contábil; assim, sugere-se que a  democratização ocorra tanto no âmbito interno quanto  na relação com a comunidade, devendo o Reitorado implementar as políticas pluralmente definidas pelos Conselhos Superiores onde têm assento todos os segmentos da comunidade universitária.

É também intenção do Prof. Naomar a inserção qualificada da UFBA no panorama acadêmico nacional e internacional, a descentralização da gestão com orçamento participativo e transparente já para 2003 e a regulação das Fundações e dos mecanismos  extra-orçamentários de financiamento da instituição.

Por fim, pretende-se ainda a ampliação da autonomia universitária, firme presença na ANDIFES e compromisso de permanente interlocução junto à ANDES, FASUBRA e UNE nas lutas em defesa da Universidade pública e gratuita, da sua qualidade acadêmica e das condições de salário e de trabalho para professores, funcionários e estudantes.

voltar

 

Novos professores contratados

A Faculdade de Medicina realizou concursos para a contratação de 12 novos Professores Adjuntos. Foram aprovados e já se encontram devidamente incorporados aos quadros da FAMED os seguintes docentes nos respectivos Departamentos:

Amélia Maria Ribeiro de Jesus (Anatomia Patológica e Medicina Legal, matéria Imunologia).
André Barbosa Castelo Branco (Cirurgia, matéria Oftalmologia)
Ione Cristina Barbosa (Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana, matéria Obstetrícia)
Roque Pacheco de Almeida (Medicina, matéria Clínica Médica)
Marco Antônio Vasconcelos Rego (Medicina Preventiva, matéria Epidemiologia)
Paulo Gilvane Lopes Pena (Medicina Preventiva, matéria Introdução à Medicina Social)
Rita de Cássia Saldanha de Lucena (Neuropsiquiatria, matéria Neurologia)
Ângela Marisa de Aquino Miranda (Neuropsiquiatria, matéria Psiquiatria)
Angelina Xavier Acosta, Silvana Fahel da Fonseca e Luís Fernando Fernandes Adan (Pediatria, matéria Pediatria Preventiva e Social)
Pedro Hamilton Guimarães Macêdo (Cirurgia, matéria Técnica Operatória e Cirurgia Experimental).

Para recepcioná-los, o Diretor da FAMED, Prof. Manoel Barral Netto, os reuniu com os Chefes de Departamento e  representantes dos corpos técnico-administrativo e discente em evento de congratulações no dia 05-07 que também marcou o início do período letivo 2002.1 da UFBA.

voltar

 

Recepção para os calouros

A Faculdade de Medicina realizou a solenidade  de recepção dos calouros dos semestres 2001.2 e 2002.1 no último dia 14 de julho no Salão Nobre da Reitoria. Já incorporado à programação acadêmica da Unidade, o evento constou, como de hábito, da cerimônia de aposição das capas médicas e da entrega do Código de Ética aos novatos, seguidas da aula inaugural sobre “Humanismo e Prática Médica” proferida pelo Dr. Adilson Sampaio, Prof. Emérito da UFBA. Muito próprio e atual, o tema foi exposto com clareza e objetividade pelo mestre.

A solenidade foi presidida pelo Magnífico Reitor, Prof. Heonir Rocha e contou com a presença do Diretor da FAMED, Prof. Manoel Barral Netto, do Vice-diretor, Prof. Orlando Sales, de representantes dos segmentos docente, técnico e discente e demais integrantes da comunidade médica e universitária.

Além de recepcionar os novos estudantes do curso médico, o evento já os introduz e os coloca em contato com os primeiros procedimentos da área, permite identificação e apresentação pessoal de cada um dos aprovados, faculta sua interação com os diversos segmentos da Unidade e lhes possibilita conhecimentos iniciais acerca do ambiente em que deverão atuar nos próximos seis anos.

voltar

 

PRONEGRO

Foi lançado, na Reitoria UFBA no dia 19 de julho, o Programa de Atenção à Saúde da População Negra (PRONEGRO), uma atividade conjunta da FAMED e do CEAO (Centro de Estudos Afro-Orientais). O lançamento contou com a presença do Dr. Renilson Rehem da Silva, titular da Secretaria de Assistência à Saúde (SAS) do Ministério da Saúde, do Dr. Raimundo Perazzo, Secretário de Saúde do Estado da Bahia, e da Dra. Célia Dias, sub-secretária de Saúde do Município de Salvador, representando a Secretaria Municipal de Saúde, além de representação da ABM, de entidades do movimento negro e dos mandatos dos deputados federais Walter Pinheiro e Luiz Alberto. O Magnífico Reitor, Prof. Heonir Rocha não pode estar presente devido a reunião extra-ordinária do Conselho Universitário, à qual presidia.

O Prof. Ubiratan Castro de Araújo, Diretor do CEAO, e Manoel Barral Netto, Diretor da FAMED, esclareceram pontos do programa ressaltando a integração universitária no atendimento a uma antiga reivindicação da comunidade negra, e agradeceram o decisivo papel do Dr. Renilson Rehen no apoio dado pelo Ministério da Saúde ao PRONEGRO.

A integração de ações de diversas unidades e órgãos da UFBA é um aspecto fundamental do PRONEGRO, e a presença de professores de diversas unidades era uma demonstração prática do envolvimento. A presença das Profas. Sumaia André, Diretora do Serviço Médico Universitário, e Maria das Dores Acioly, Coordenadora do Ambulatório Magalhães Neto, e outros professores da FAMED, indicam a importância dada ao PRONEGRO pelo sistema de saúde da UFBA.

O Dr. Renilson Rehen saudou a todos pela iniciativa pioneira do Programa, dentro do sistema público federal,  enfatizando que enquanto maioria a população afro-descendente  precisa de atenção especial a saúde. Disse ainda que a consolidação do Programa é de grande importãncia  e do seu interesse e que quando necessário empenho seria feito neste sentido.

voltar

 

Forum Nacional de Escolas Médicas

A Faculdade de Medicina participou do II Forum Nacional de Escolas Médicas através da representação e presença da Profa. Sumaia Boaventura André, membro do Colegiado do Curso de Graduação. O evento foi promovido pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Associação Brasileira de Escolas Médicas (ABEM) e ocorreu naquela Universidade, em Niterói, no período de 12 a 14 de julho do ano em curso. O objetivo principal do encontro foi a discussão de uma proposta operacional de continuidade do Movimento de Transformação da Escola Médica, guardando-se a consolidação do acúmulo produzido na CINAEM. No primeiro dia as discussões envolveram as escolas das regionais da ABEM , tendo sido a sua síntese discutida no segundo dia em plenária, quando as propostas foram consolidadas e aprovadas com vistas à sua posterior apreciação e discussão no Congresso da Associação que se realizará em setembro, em Fortaleza.

O aspecto mais significativo dos debates foi a reorganização do colegiado da CINAEM, mas foram também discutidas, dentre outras, questões referentes à sucessão da atual diretoria da ABEM.

voltar

 

Lançamento do dicionário de Parasitologia Médica do Prof. Alberto Serravalle

Foi lançado, em sua segunda edição, o “Dicionário de Parasitologia Médica” de autoria do Prof. Alberto Serravalle, através da EDUFBA, tendo ocorrido a publicação da  sua primeira versão em 1987 por ocasião do X Congresso da Sociedade Brasileira de Parasitologia. Com prefácio do Dr.  Geraldo Leite, Professor de Parasitologia Médica da Escola Baiana de Medicina, o importante compêndio reúne ampla e variada terminologia revelando  utilidade e possibilitando acesso de professores, estudantes e demais profissionais ao significado da  nomenclatura especializada daquele segmento da área médica.

voltar

 

A página eletrônica do SMURB

A página eletrônica do SMURB, disponível no site www.ufba.br/smurb, foi criada em parceria com o CPD/UFBA através de projeto iniciado no segundo semestre de 2001 com o objetivo de ampliar o acesso da comunidade universitária e extra-universitária às informações e notícias referentes à estrutura do Serviço Médico da UFBA, a envolver histórico, missão institucional, clientela cadastrada e  oferta de serviços. Contém e apresenta, ainda, o Perfil Assistencial da Universidade  pelo levantamento dos serviços de saúde produzidos pela instituição nas modalidades de atendimento ambulatorial, laboratórios, unidades de internação, exames complementares e projetos especiais. A disponibilização das informações  é detalhada de forma a permitir ao usuário a identificação do tipo de serviço, local de oferta, horários de atendimento e profissionais responsáveis; constitui também a primeira estimativa abrangente da produção de tais atividades na UFBA, importante instrumento de avaliação e planejamento de saúde.

O Perfil Assistencial foi requisito para a estruturação de um modelo de assistência à saúde para a comunidade universitária, desenvolvido a partir de agosto de 1998, constituindo uma rede de referência e contra-referência entre o SMURB e todas as unidades produtoras de atividades  de saúde da Universidade com a finalidade de melhoramento da assistência à sua clientela através da ampliação do seu acesso aos diversos serviços existentes.

voltar

 

SESAO - Setor de Saúde Ocupacional

Com a presença do reitor Heonir Rocha, diretores do complexo Hospitalar da UFBA dirigentes da APUB e da  ASSUFBA, funcionários, professores e estudantes, foi inaugurado na quarta-feira, 17.07.2002, o Setor de Saúde Ocupacional – SESAO, localizado no ambulatório Magalhães Neto, anexo ao Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), no Campus do Canela. O SESAO surge na UFBA como um centro de saúde de atenção primária e secundária,

 especializado em saúde ocupacional e voltado para o atendimento de funcionários lotados em serviços hospitalares da instituição. Caberá a este centro, na medida dos recursos materiais e humanos disponíveis, organizar os serviços de segurança e higiene do trabalho, e implementar programas de saúde ocupacional, de medicina preventiva e de saúde pública em geral dentro do ambiente hospitalar. Será coordenado pelo Doutor Paulo Pena, Prof. Adjunto do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina. "É de grande importância para a Universidade e aos membros de sua comunidade, que atuam no ambiente hospitalar, o surgimento de um serviço como o SESAO,que funcionará no complexo hospitalar UFBA/Canela.

Ao iniciar o seu trabalho, o SESAO atuará como centro de amplo alcance de atividades dentro do complexo hospitalar UFBA/Canela. Terá participação em estudos científicos, e irá gerenciar e dispor os dados de base populacional para realizar pesquisas científicas, entre outras atribuições: programa de prevenções e de promoção de saúde, organização de CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, na implementação de um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, outro de ergonomia para o complexo hospitalar da UFBA. Está prevista ainda, a criação do programa de prevenção de acidentes com materiais perfuro-cortantes, que podem provocar a contaminação por AIDS e Hepatites B e C.

voltar

 

Internato em Medicina Social

No mês de maio de 2002, teve início o Internato em medicina social, como parte do internato rotatório para os alunos do 5º ano (9º semestre). os municípios pelos critérios definidos em plenária do departamento, considerando o interesse do gestor pelo programa; prioridade dada à saúde pela prefeitura; compromisso com o desenvolvimento do SUS e grau de participação social. A formalização do compromisso foi através de convênio de cooperação técnica entre as partes. Os três selecionados Catu, Alagoinhas e Vitória da Conquista assumiram, transporte, alimentação e hospedagem para os 20 alunos, durante 35 dias(360horas).A UFBA autorizou a contratação de três professores substitutos nos locais de realização das práticas, para acompanhamento e supervisão diretos, com visitas regulares do professor coordenador.A avaliação final feita com participação da equipe local e relatório individual apresentado em seminário.

É uma atividade obrigatória para as turmas a partir de 98.1.A experiência de implantação com a primeira turma teve uma avaliação muito positiva por alunos e docentes. Os internos vivenciaram possibilidades para o desenvolvimento de competências e habilidades para além do hospital universitário.

voltar