Página Inicial Contate-nos Mapa do Site Quem está contribuindo com a Aliança? Página Inicial Mapa do Site Contate-nos Mapa do Site
Quem somos nós? Qual o perfil desta instituição? Educação On-line Atividade Curricular em Comunidade (ACC) Projeto Redução de Danos em Presídios Projeto Comunidade
Relatórios Publicações da Aliança Resultados Alcançados Projeto PACS Projeto Pontos Móveis
 

 

Visão Geral, Objetivo Geral e Estratégias Atividades e Formas de Avaliação


Redução de Danos
é uma política de saúde pública que tenta controlar os possíveis efeitos adversos do uso de drogas psicoativas (legais ou ilegais) sem que a pessoa tenha que necessariamente interromper o seu uso, olhando para integração social e cidadania dos usuários de drogas. Em Salvador, essa política é posta em prática pelo Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (CETAD) em 20 bairros pobres, densamente povoados, com precárias condições de moradia e urbanização, marcados por acentuada violência relacionada às atividades ilegais e à própria ação da polícia na repressão a estas atividades.

A atividade de Extensão da Universidade Federal da Bahia, cumprindo com o seu objetivo de integrar a universidade à comunidade da qual ela faz parte e que a mantém, vem por meio da disciplina Redução de Danos entre Usuários de Drogas (MED-463) permitir que os seus estudantes participem e contribuam para o avançar da Redução de Danos.

Com benefícios para à comunidade, que tem sua saúde e cidadania delegada aos cuidados acadêmicos, e com benefícios para os estudantes, que têm enriquecedoras experiências no campo profissional e, especialmente, para a vida pessoal, esta é uma parceria que se fortalece e dá frutos melhores a cada momento, dia e ano que se passa.

Redução de Danos: mais que saúde, cidadania.”

 

::. OBJETIVO GERAL

  Possibilitar a inserção de estudantes de diversas áreas do conhecimento num projeto que tem como metas reduzir a contaminação pelo HIV, Hepatites B e C e outras DST, reduzir o uso/abuso de drogas entre usuários em bairros da Região Metropolitana da cidade de Salvador e promover a reinserção social dos mesmos.
  ::. ESTRATÉGIAS
 
  1. Orientação sobre saúde reprodutiva e prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis, em especial a AIDS;
  2. Informação sobre o uso menos arriscado de drogas;
  3. Disponibilização de preservativos;
  4. Serviço de troca de seringas para usuários de drogas injetáveis e de anabolizantes;
  5. Orientação e encaminhamento para o teste anti-HIV e sorologia para Sífilis e Hepatites B e C;
  6. Encaminhamento médico;
  7. Suporte psicoterápico para o usuário de drogas;
  8. Educação em saúde;
  9. Distribuição de material informativo;
  10. Oficinas de música, capoeira, berimbau, bijuteria, futebol e outras.